Presentes de Natal podem ser trocados? Confira seus direitos

O último final de semana foi marcado pela troca de presentes de Natal, ato que simboliza o afeto e gratidão entre familiares, amigos e colegas de trabalho. Mas presentear alguém não é uma tarefa tão fácil, nem sempre, quem é presenteado fica satisfeito. 

Nos primeiros dias após a celebração, costuma ser intenso o fluxo nas lojas físicas e online por pessoas em busca da troca dos presentes de Natal. Os motivos são vários, seja devido à numeração errada, defeitos ou simplesmente por não ter gostado do item recebido.

A troca de presentes de Natal nem sempre é um processo simples. Em alguns estabelecimentos comerciais existem normas rígidas que dificultam a aquisição do item desejado. 

Por outro lado, os direitos do consumidor foram implementados justamente para garantir uma transação segura. Abaixo, o FDR pontua as principais dúvidas acerca da troca de presentes de Natal. Confira!

O que preciso saber ao trocar os presentes de Natal?

Produtos quebrados

Não gostou do presente

Troca por produtos parecidos

Troca por itens mais baratos

Troca de compras online

Troca de itens importados

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile