Saque do PIS/PASEP vence até o fim do mês. Veja prazo limite para não perder o benefício

Aqueles que trabalharam em 2020 e cumpriram com todos os requisitos de acesso ao abono salarial, têm poucos dias para fazer o saque do PIS/PASEP. Conforme organização do calendário da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, o pagamento foi sendo liberado para cada grupo progressivamente, mas todos devem respeitar a mesma data limite para resgate do valor. Caso contrário, o dinheiro volta para os cofres do governo.

Saque do PIS/PASEP vence até o fim do mês. Veja prazo limite para não perder o benefício
Saque do PIS/PASEP vence até o fim do mês. Veja prazo limite para não perder o benefício (Imagem: FDR)

A Caixa Econômica, responsável pelo pagamento do PIS, e o Banco do Brasil que repassa os valores do PASEP, fizeram juntos o depósito para pouco mais de 24,2 milhões de pessoas. Esse era o número inicial de trabalhadores com direito ao saque do PIS/PASEP em 2022, mas em outubro outros 1,1 milhão de trabalhadores foram inclusos em um lote extra de pagamentos.

Esse pagamento adicional se trata de benefícios que tiveram valores revistos por decisão judicial ou que não foram retirados durante os calendários já encerrados, e se referem aos anos de 2016 a 2020. O número de contemplados se refere exclusivamente a clientes da Caixa, ou seja, trabalhadores da iniciativa privada, e por isso o pagamento foi depositado no Caixa Tem.

É possível receber até R$ 1.212 nesse ano, pois é valor equivalente ao salário mínimo atual. O piso de saque do PIS/PASEP é R$ 101, referente a um mês de trabalho no ano de 2020. Como de costume, quanto mais meses trabalhados no ano base, maior o valor recebido no abono salarial.

Como consultar se tem direito ao PIS/PASEP de 2022?

Nesse ano, o saque do PIS/PASEP está disponível para aqueles que trabalharam em 2020, logo esse é o ano base em questão. Recebem o benefício os trabalhadores que naquele ano atuaram com carteira assinada por no mínio 30 dias, e receberam no máximo dois salários mínimos no mês.

Para verificar se cumpriu com as regras e se tem direito ao saque, a consulta fica disponível no seguinte canal:

Prazo para saque do PIS/PASEP

Aqueles com direito ao abono salarial nesse ano, deverão fazer o saque do PIS/PASEP 2022 até o dia 29 de dezembro. Caso contrário, o dinheiro volta para os cofres do governo e poderá ser recebido apenas no próximo calendário. O recebimento depende da modalidade:

PIS

PASEP

Lila CunhaLila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile