IPTU 2023: Estes tipos de imóveis terão desconto especial em Porto Alegre

A Prefeitura de Porto Alegre protocolou um Projeto de Lei que institui no município o IPTU Sustentável, que trará um desconto anual de até 10% no Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU 2023) caso sejam cumpridos critérios de sustentabilidade apontados pelo Executivo Municipal.

IPTU 2023: Estes tipos de imóveis terão desconto especial em Porto Alegre (Imagem: FDR)

De acordo com a prefeitura, o objetivo da ação é incentivar a população a adotar práticas com intuito de reduzir os impactos ambientais na cidade. A participação será opcional para os contribuintes do IPTU 2023 e poderá se aplicar tanto a empreendimentos já existentes como a novas edificações.

Por fim, a autoridade municipal de Porto Alegre ainda ressalta que a inscrição no programa IPTU Sustentável bem como seus benefícios tem validade de três anos, precisando ser renovada caso haja interesse do contribuinte após esse período.

“Nossa gestão tem o compromisso de não aumentar impostos e reduzir a carga tributária sempre que é possível como estratégia de estimular a economia e o desenvolvimento para atrair investimentos. O desconto de IPTU para práticas sustentáveis é uma maneira de beneficiar aqueles que nos ajudam a cuidar do ambiente e das pessoas”, afirma o prefeito Sebastião Melo.

LEIA MAIS: IPTU Porto Alegre 2023: Consultar Valor, Datas e 2ª Via de Pagamento

Quais os critérios para receber descontos no IPTU 2023?

Para participar, os responsáveis pelos imóveis devem solicitar a adesão ao Programa de Premiação e Certificação em Sustentabilidade Ambiental de Porto Alegre, que será sancionado através de decreto pelo prefeito Sebastião Melo.

A certificação será obtida ao provar que estão sendo adotadas ações e práticas de sustentabilidade por meio da soma de cada ação e sua respectiva pontuação. As certificações de sustentabilidade ambiental variam entre Diamante, Ouro, Prata e Bronze.

Dessa forma, para que o imóvel tenha a sua pontuação concedida, ele deverá adotar medidas em sete dimensões que são apontadas pela Prefeitura de Porto Alegre.

Confira abaixo os critérios:

Sair da versão mobile