Famílias que se inscreverem no Cadastro Único (CadÚnico) têm acesso a benefícios sociais, conforme há disponibilidade em cada programa. Mas isso não se limita apenas aos grupos, pois individualmente também é possível se beneficiar com o que é oferecido pelo cadastro. Para os jovens de até 29 anos, por exemplo, um programa bem importante tem como canal de entrada o Cadastro Único.
Uma série de benefícios sociais e programas de âmbito estadual e federal poderão ser recebidos por meio da inscrição no CadÚnico. Entre eles: Auxílio Brasil, vale-gás, BPC (Benefício de Prestação Continuada), Tarifa Social, e tantos outros. Além da oportunidade de conseguir descontos e até mesmo isenção em vestibulares e provas importantes como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Para que a família possa se inscrever no Cadastro Único é preciso ter renda de no máximo meio salário mínimo por pessoa. O processo de cadastro acontece presencialmente em uma unidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), sendo que o representante da família deve levar documento de identificação de todos os membros e passar por uma entrevista.
ID Jovem beneficia inscritos no CadÚnico
Entre os programas que usam o CadÚnico como porta de entrada, está o ID Jovem. Também chamado de Identidade Jovem, o documento é emitido de forma gratuita pela Secretaria Nacional da Juventude para pessoas que tenham entre 15 e 29 anos. Não é necessário ser estudante para receber a carteira de identificação.
As exigências são:
- Estar inscrito no CadÚnico;
- Estar com o Cadastro atualizado há pelo menos 24 meses;
- Ter entre 15 e 29 anos;
- Ter renda familiar de até dois salários mínimos;
- Saber o número do NIS (Número de Identificação Social).
Benefícios do ID Jovem
De acordo com o governo federal, já foram emitidas pelo menos 3,2 milhões de carteirinhas do ID Jovem, em uma média mensal de 430 mil carteiras ativas. O sucesso se dá devido aos benefícios liberados com esse registro, como:
- Meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos;
- Vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual.
O governo federal esclarece que a empresa de transporte pode negar a gratuidade ou desconto nas vendas pela internet, mas quando a compra da passagem for em guichês de atendimento os benefícios devem ser garantidos.
Como emitir a carteirinha do ID Jovem
- Acesse o site do ID Jovem e selecione “Emitir ID Jovem”;
- Agora, clique em “Gerar ID Jovem”;
- Informe: número do NIS, nome completo, nome da mãe e data de nascimento;
- Em seguida, clique em “Gerar ID Jovem”.
A carteirinha tem validade de seis meses, depois desse período uma nova versão precisa ser emitida.