A Caixa Econômica Federal anunciou o pagamento extra do PIS/PASEP, relativo a quem trabalhou entre os anos de 2016 e 2020 e cumpriu com as regras para ter acesso ao abono salarial. Somente para o PIS (Programa de Integração Social) são pelo menos 1,1 milhão de trabalhadores com direito aos valores. No entanto, a quantia somente será liberada em casas específicos.
O pagamento do PIS/PASEP é disponibilizado para pessoas que ganham até dois salários mínimos por mês, tanto atuando na iniciativa privada como na rede pública. Para isso precisam trabalhar com carteira assinada, e ser incluso na declaração de RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) que a empresa produz e envia para o governo federal.
Diante disso, ao ser contemplado pelo abono salarial o trabalhador deve resgatar a quantia dentro do prazo estabelecido pelo governo, em 2022 por exemplo esse prazo se encerra em 29 de dezembro. Caso o dinheiro não seja recebido dentro da data ele pode ser sacado no calendário seguinte, desde que não ultrapasse cinco anos.
No caso dos valores extras relativos ao PIS/PASEP, eles são relacionados a anos anteriores, de 2016 a 2020. Neste ano de 2022 o pagamento é ligado ao ano base de 2020, quer dizer, ao tempo trabalhado há dois anos atrás. Em 2023 a expectativa é de que sejam contemplados aqueles que trabalharam em 2021.
Quem pode receber os valores extras do PIS/PASEP
Os valores extras do PIS/PASEP não são relativos a todos aqueles que deveriam ter sido contemplados entre os anos de 2016 e a 2020. A quantia, na verdade, será paga aos trabalhadores desde que o abono seja relativo a:
- Revisão de valor;
- Que tenham origem judicial; ou
- Não foram retirados durante os calendários já encerrados.
Isso significa que aqueles que já tiveram acesso as quantias dos calendários mencionados, não receberão pela segunda vez. A ideia agora é fazer um pagamento retroativo, ou seja, contemplando quem ainda não recebeu.
Como consultar o pagamento PIS/PASEP
A Caixa Econômica paga o PIS, e o Banco do Brasil libera o pagamento do PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), cada banco tem o seu canal de consulta destes benefícios. Mas, um único aplicativo é responsável por concentrar informações sobre os dois.
- Acesse o App Carteira de Trabalho Digital e faça login com dados do Gov.br;
- Selecione a opção “Benefícios”;
- Agora, escolha “Abono salarial” e o ano base desejado;
- Confira os valores que podem ser recebidos.