Saque do PIS/PASEP tem data-limite! Saiba até quando o benefício estará disponível

O saque do PIS/PASEP é um direito dos trabalhadores de carteira assinada contratados por empresas privadas ou órgãos públicos. Outro principal requisito para ganhar o abono é ter recebido remuneração mensal de até dois salários mínimos durante o ano-base. Confira o calendário do pagamento e até quando pode fazer a retirada.

Até quando cai a 2º parcela do meu 13º salário? Veja o prazo máximo
Saque do PIS/PASEP tem data-limite! Saiba até quando o benefício estará disponível. (Imagem: FDR)

O benefício do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) beneficia apenas os trabalhadores que estão cadastrados em um dos programas há, pelo menos, cinco anos. Também é exigido que o funcionário tenha registrado no mínimo 30 dias consecutivos de trabalho formal no ano-base.

Normalmente, o PIS/PASEP efetua o pagamento referente ao ano anterior, mas o calendário está atrasado desde 2020. É que no ano em que a pandemia de Covid-19 chegou ao Brasil, a verba que seria destinada ao abono foi revertida para custear o Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda.

Portanto, o abono salarial referente a 2019, que deveria ter sido pago em 2020, foi depositado em 2021. O PIS/PASEP de 2022 tem como ano-base 2020. Ou seja, todos os trabalhadores que passaram pelo menos um mês contratados nesse ano, seja por empresa privada ou pública, devem atentar para os requisitos e conferir se estão aptos a receber o benefício.

(Imagem: FDR)

Condições para receber o PIS/PASEP

 

CONSULTAR PIS/PASEP 2023: VEJA A DATA QUE VOCÊ VAI RECEBER O PAGAMENTO

Qual é o prazo para sacar o PIS/PASEP?

Milhões de trabalhadores já tiveram acesso ao abono salarial, que foi depositado no início do ano, entre fevereiro e março de 2022. Mas, segundo o Ministério do Trabalho, 441 mil brasileiros com direito ao PIS/PASEP ainda não sacaram o valor do benefício.

O abono só ficará disponível por mais algumas semanas, já que o saque do PIS/PASEP tem prazo para ser realizado: 29 de dezembro de 2022. Os funcionários que não fizerem a retirada do valor até essa data, só conseguirão ter acesso ao benefício quando um novo calendário for aberto.

Emília PradoEmília Prado
Jornalista graduada pela Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência com redação publicitária e jornalística, com passagem pelo Diario de Pernambuco e Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. No portal FDR, é redatora na editoria de renda e direitos sociais.
Sair da versão mobile