Como conseguir ALUGAR imóvel SEM fiador e sem caução?

Nos processos tradicionais de locação de imóvel é necessária a figura do fiador que assegure a negociação ou que seja dado um cheque caução. Estas regras acabam dificultando o acesso a locação de imóveis para um público que acaba tendo que recorrer ao mercado informal precisando aceitar condições e ofertas menos vantajosas.

Na tentativa de melhorar esta situação, fintechs, proptechs e demais empresas ligadas ao mercado imobiliário estão criando soluções para reduzir as burocracias processuais. Entre elas está a startup Alpop, que tem a intenção de colocar no mercado de locação formal os cerca de 39 milhões de trabalhadores informais e 63 milhões de negativados, além de estudantes e autônomos. 

A empresa fica encarregada de toda gestão financeira, cobranças e ainda por bancar possíveis inadimplências dos aluguéis das famílias de baixa renda. Em contrapartida, ela fica com um percentual entre 5% a 12% do valor do pacote, de acordo com o perfil do locatário.

A idéia para oferecer aluguel sem fiador surgiu quando o CEO da Alpop Caio Belazzi alugou um imóvel localizado na Vila Carrão, zona leste da capital paulista, para ouvir os moradores do local. “A gente precisa olhar mais para a realidade e não apenas para a Faria Lima. Uma pessoa que deve o cartão de crédito não é a mesma que tem o histórico de não pagar a conta de luz ou o aluguel”, disse ele ao Estadão.

Ele relatou que sua idéia era a de criar uma empresa de impacto social, com a finalidade de corrigir as falhas no processo de moraria no país. Para isso, a empresa criou um algoritmo que analisa diferentes parâmetros que são utilizados normalmente na concessão de crédito. “Mantemos esses parâmetros em segredo, porque é a alma do nosso negócio”, acrescentou.

“Por conta do uso dessa tecnologia de análise, temos uma taxa média de inadimplência de apenas 4%. “Enquanto isso, ajudamos proprietários e imobiliárias que estão perdendo dinheiro por não alugar para esse público, o que impacta negativamente toda a cadeia da construção civil”, disse ele ao Estadão. Dessa maneira, a empresa já fechou uma parceria com cerca de 100 imobiliárias localizadas em 20 Estados brasileiros.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.