O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já começou a efetuar os pagamentos do 13º salário de seus segurados. Entretanto, não são todas as pessoas cadastradas no órgão que têm direito ao abono natalino. Confira o calendário completo e quem recebe nesta sexta-feira (2).
Por conta de uma antecipação do décimo terceiro que ocorreu ainda no primeiro semestre de 2022, mais de 30 milhões de aposentados e pensionistas não serão beneficiados com o abono de Natal no mês de dezembro. A decisão de adiantar o 13º partiu do próprio INSS e do Governo Federal.
Entendendo que muitos beneficiários do órgão previdenciário dependem apenas do seguro para a sua subsistência, e observando os efeitos que perduram da crise econômica de 2020, as autoridades liberaram o saque do 13º salário antes do tempo habitual. O calendário foi modificado e os segurados puderam retirar o abono entre abril e junho deste ano.
Como o INSS efetua o pagamento do abono natalino em parcela única, os que já sacaram o décimo terceiro no primeiro semestre não têm quantia extra para receber neste final de ano. Somente os aposentados, pensionistas e beneficiários cadastrados no órgão a partir de maio de 2022 terão esse depósito.
Por serem os segurados mais recentes, o INSS não incluiu esse grupo no adiantamento do 13º salário. Por direito, eles receberão neste final de ano o abono em valor proporcional ao tempo que são beneficiados pela autarquia. O depósito do décimo terceiro será feito junto com a mensalidade referente a novembro.
Quando o INSS vai pagar o 13º salário?
Os depósitos do 13º salário do INSS começaram a ser feitos no dia 24 de novembro. O calendário segue a ordem crescente considerando o último dígito (antes do traço) do número previdenciário. Nesta sexta-feira (2), recebem o abono todos os segurados com dígito final 7 que ganham até um salário mínimo por mês.
Para os aposentados ou pensionistas que recebem mais que o valor de um salário mínimo (R$ 1.212), os grupos com saque do 13º liberado hoje são os de dígito final 2 e 7. Confira a seguir o calendário completo.
Calendário de pagamento do 13º do INSS para quem recebe até um salário mínimo
- Benefício com final 1 – 24 de novembro;
- Benefício com final 2 – 25 de novembro;
- Benefício com final 3 – 28 de novembro;
- Benefício com final 4 – 29 de novembro;
- Benefício com final 5 – 30 de novembro;
- Benefício com final 6 – 1 de dezembro;
- Benefício com final 7 – 2 de dezembro;
- Benefício com final 8 – 5 de dezembro;
- Benefício com final 9 – 6 de dezembro;
- Benefício com final 0 – 7 de dezembro.
Calendário de pagamento do 13º do INSS para quem recebe mais que um salário mínimo
- Benefício com final 1 e 6 – 1 de dezembro;
- Benefício com final 2 e 7 – 2 de dezembro;
- Benefício com final 3 e 8 – 5 de dezembro;
- Benefício com final 4 e 9 – 6 de dezembro;
- Benefício com final 5 e 0 – 7 de dezembro.