Estas cidades estão discutindo o AUMENTO do valor do IPTU 2023 e estressa população

Com o final do ano chegando, as prefeituras iniciam a articulação para desenvolver as estratégias de cobrança do IPTU, um dos primeiros impostos municipais em 2023. Assim, três capitais se preparam para realizar um aumento nos valores a serem pagos pelo contribuinte.

Estas cidades estão discutindo o AUMENTO de valores do IPTU 2023 (Imagem: FDR)

Nesta semana, Cuiabá, Curitiba e Salvador iniciaram as discussões juntamente com a Câmara de Vereadores para fazer o aumento do valor cobrado pelo IPTU a partir de janeiro de 2023.

Em Salvador, o projeto de lei que foi encaminhado para a Câmara prevê um reajuste de 5,5% no valor do IPTU em 2023. De acordo com a Secretaria da Fazenda do município, este índice significa uma reposição da inflação sobre a arrecadação feita através do tributo na capital baiana.

Apesar do reajuste, quem optar por pagar a cota única poderá ter o valor do seu imposto ainda menor do que em 2022. Isso ocorre porque o desconto oferecido pela prefeitura de Salvador é de 7%, sendo maior do que o reajuste proposto pelo órgão e vem sendo analisado pelos vereadores.

Aumento do IPTU causa polêmica em Curitiba

Tramitado em processo de urgência na Câmara e com votação prevista para o próximo dia 5, o aumento do IPTU tem causado polêmica entre os empresários do setor imobiliário da capital paranaense.

Antes da votação, os representantes do setor imobiliário se articulam, juntamente com dois vereadores do Partido Novo, para encaminhar um documento protestando sobre o aumento do imposto junto ao prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD). Por fim, a carta também pede que a metodologia do cálculo seja debatida no próximo ano, para correção de possíveis distorções no valor dos imóveis.

O reajuste tributário em Curitiba é baseado através de uma revisão a ser feita na Planta Genérica de Valores (PGV), que pode gerar um aumento de até 30% no valor do imposto.

Cuiabá deve fazer reajuste no IPTU após 12 anos

Cuiabá também deverá ter um aumento em seu IPTU aprovado pela Câmara dos Vereadores. Com a justificativa de nivelar o imposto à valorização dos imóveis da cidade, a prefeitura relembrou que a tarifa não recebe um reajuste há 12 anos.

Dessa forma, a autarquia ainda informa que o aumento do IPTU acontecerá juntamente com o escalonamento dos valores do metro quadrado na cidade, que está previsto para receber acréscimos entre 100% e 1000% nos próximos 10 anos.

YouTube video player
Sair da versão mobile