IPTU mais barato: prefeitura de Caucaia anuncia regras que garantem desconto de 90%

A Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Orçamento (SEFIN) de Caucaia, no estado do Ceará, criou um programa de renegociação de dívidas. A ideia é que aqueles que estão com débitos pendentes no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), possam ter descontos que chegam a 90% no pagamento. A ideia é tornar a quitação do débito mais atraente, a fim de recolher impostos que estão em atraso.

IPTU mais barato: prefeitura de Caucaia anuncia regras que garantem desconto de 90%
IPTU mais barato: prefeitura de Caucaia anuncia regras que garantem desconto de 90% (Imagem: FDR)

O Programa de Conformidade Fiscal (COFIS) da prefeitura de Caucaia, prevê a regularização de débitos tributários vencidos junto ao município até 31 de dezembro de 2021. O que incluí o pagamento do IPTU que não foi feito nos últimos dois anos. Quem aderiu ao programa ainda em outubro, garantiu desconto de 100% em multas e juros. 

Agora, quem preferiu aderir ao COFIS em novembro conseguirá reduzir o pagamento do tributo em pelo menos 90%. Uma das vantagens é justamente a redução de juros e multas que aumentam consideravelmente o valor original do imposto, o que prejudica a quitação da dívida.

A prefeitura também informou que dívida ativa, exigibilidade suspensa e até mesmo se houve judicialização do processo não serão levados em conta pelo programa. Essa é a grande oportunidade dos moradores de Caucaia iniciarem o ano de 2023 sem débitos em aberto.

Descontos no IPTU de Caucaia

Dentro do programa de Cofis, também conhecido como REFIS, os moradores terão descontos progressivos no IPTU atrasado. O pagamento precisa ser feito à vista para conseguir o máximo de redução. Quem optar pelo parcelamento, pode fazê-lo em até 60 meses, mas nesse caso nenhum desconto será aplicado.

Descontos e formas de pagamento liberados:

Como negociar o IPTU atrasado?

Existem duas formas online de negociar o IPTU que está atrasado e garantir a redução de valores. Para isso, o contribuinte deve aderir ao programa até 30 de dezembro de 2022, usando os seguintes canais:

A prefeitura municipal também deixa a disposição um telefone para casos em que os cidadãos quiserem tirar dúvidas: (85) 3387-7345.

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile