Como ficou a Bolsa de Valores após a vitória de Bolsonaro em 2018?

Os períodos eleitorais tendem a causar grande movimentação no mercado. Em 29 de outubro de 2018, um dia após a eleição de Jair Bolsonaro, o Ibovespa bateu recorde intradia. Na ocasião, o principal índice da bolsa de valores brasileira registrou variação positiva em meio às expectativas do mercado.

Como ficou a Bolsa de Valores após a vitória de Bolsonaro em 2018?
Como ficou a Bolsa de Valores após a vitória de Bolsonaro em 2018? (Imagem: FDR)

Com a eleição de Bolsonaro em 2018, os investidores passaram a realizar lucros, enquanto aguardavam as definições sobre o que o novo governo realizaria pelos quatro anos seguintes.

Na segunda-feira seguinte da definição das eleições 2018, o principal índice da bolsa de valores brasileira chegou a atingir 88.377 pontos — o que representou a máxima histórica intradia. Apesar disso, o Ibovespa fechou em queda de 2,24%, a 83.796 pontos.

Antes desse patamar recorde, o maior valor intradia tinha sido registrado no dia 26 de fevereiro do mesmo ano. Na ocasião, o índice da bolsa de valores tinha chegado a 88.317 pontos. Já o recorde de fechamento havia sido de 87.652 pontos.

Bolsa de Valores para iniciantes: Vantagens e riscos que você precisa saber

Contexto da bolsa de valores após a eleição de Bolsonaro em 2018

Em 2018, Bolsonaro foi eleito presidente da República após derrotar o petista Fernando Haddad no segundo turno. Com isso, foi interrompida uma sequência de vitórias do PT, que acontecia desde 2002.

Bolsonaro venceu com 55,13% dos votos, contra 44,87% de Haddad. Após a concretização dos votos nas urnas, o então presidente alegou que seria um “defensor da Constituição, da democracia e da liberdade”.

Na bolsa de valores, a abertura do pregão foi favorável em meio às perspectivas de que Bolsonaro promoveria uma equipe econômica reformista e liberal, conforme apurado pela Reuters na ocasião. Contudo, o mercado esperava por mais detalhes sobre o prosseguimento do mandato.

Durante a campanha eleitoral para 2018, Bolsonaro adotou um discurso, nos costumes, mais conservador. Ele apresentou uma postura contrária à esquerda.

No dia em que Bolsonaro foi eleito como presidente, o então futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, alegou que a alteração do modelo econômico terá foco em três “grandes itens.

O primeiro item seria a reforma da previdência. O segundo seria o controle de gastos públicos, nas despesas de juros. Já o terceiro seria a reforma do estado.

Confira a calculadora de investimento do FDR:

YouTube video player
Silvio SuehiroSilvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile