Para a Black Friday 2022, que será realizada em 25 de novembro, mais brasileiros vêm demonstrando interesse em realizar compras. Segundo estudo realizado pela plataforma Reclame Aqui, 50,1% dos consumidores indicaram que pretendem adquirir algo no evento.
O número de pessoas que pretendem realizar compras na Black Friday 2023 é quase o dobro dos que afirmaram que compraram algo na edição passada (25,7%).
Entre todos os que declaram que planejam comprar nesta edição da Black Friday:
- 43,5% são porque pesquisaram e sempre encontram algo com preço bom na Black Friday
- 18,2% são porque guardaram dinheiro para aproveitar a Black Friday
- 16,9% são porque já irão aproveitar a data e adquirir presentes de Natal
- 75,0% já monitoram preços e produtos
Segundo o CEO do Reclame Aqui, Edu Neves, dentre o grupo mais otimista em relação à Black Friday 2023 (50,1%), há 28% de consumidores dispostos a gastar.
“É o grupo dos poupadores, dos que vão com tudo pra Black Friday, daqueles que vão com o 13º reservado pras compras e, claro, quem vai garantir os presentes de Natal”, explica. Já os demais 22%, segundo o executivo, são os “mineradores de ofertas””.
“Caçadores de promoções” estão prontos para a Black Friday
De acordo com Neves, os “caçadores de promoções” são o grupo que pesquisa e sempre encontra algo com bom valor na Black Friday. Apesar disso, o executivo destaca que esses consumidores precisam ser conquistados pelas lojas.
“Esses hunters de promo vão atrás de cupons, parcelamentos vantajosos e descontos imperdíveis”, explica.
As pesquisas do Reclame Aqui indicam uma grande mudança, de agosto para outubro, na tendência de intenção de compra para a Black Friday deste ano.
A disposição em abrir a carteira e buscar descontos, especialmente em ambiente online, foi detectado desde a primeira pesquisa. Apesar disso, ainda persiste a descrença com a data e a desconfiança. Entre os participantes, 75% não aguardam por grandes descontos, ou não confiam na promoção.
Ao serem questionados sobre o fator decisivo para comprar algo na Black Friday, 66,9% citaram o preço. Ainda existem 12,1% que comentaram sobre a reputação das empresas.
Também foram comentadas as condições de pagamento (7,3%), a avaliação dos itens (6%), o custo do frete (5,8%) e o atendimento das lojas (2%).
Confira a calculadora de compra a prazo vs. à vista: