Golpes com CARTÃO DE CRÉDITO tiram o sono de muita gente. Saiba como evitá-los

Os golpes envolvendo cartões de crédito e débito não param de crescer no Brasil. Diante deste problema, uma associação que representa instituições financeiras criou uma campanha para ajudar os consumidores a não cair em armadilhas.

A campanha foi criada pela ABECS, associação que representa o setor de meios eletrônicos de pagamento no Brasil, como bancos e bandeiras de cartões de crédito e débito. 

Foram preparadas cinco vídeo-aulas com duração média de apenas um minuto e que explicam como se proteger dos golpes mais aplicados como por exemplo: golpe da maquininha; o golpe dos links suspeitos; ou o golpe do telefone ou do motoboy.

De acordo com a ABECS, no primeiro semestre deste ano, as compras efetuadas com cartão de crédito, débito e pré-pagos aumentaram 36%, totalizando R$1,6 trilhão em pagamentos. Em todo o país, foram efetuadas 100 milhões de operações, em média.

A finalidade da campanha é o de auxiliar no combate aos golpes que geralmente crescem no período de fim de ano quando o consumo aumenta em datas como Dia das Crianças, black friday e Natal.

Para conferir todos os vídeos, clique aqui. 

Dicas para evitar golpes com o cartão em compras online

  • Não salve dados pessoais nos navegadores

Quando o usuário de um navegador realiza uma compra, o sistema da a opção de salvar os dados do cartão de crédito usado.

  • Cartão virtual

Sempre opte pelo uso do cartão virtual em compras online. Ele dá mais segurança ao usuário do que a versão física, já que a versão virtual pode ser usada temporariamente.

  • Sempre confira a fatura

É extremante importante ficar atento aos lançamentos que constam na fatura de seu cartão de crédito. Uma boa forma de se manter atualizado é ativando as notificações do seu banco, assim é possível ser avisado a cada transação realizada.

  • Sempre use aplicativos confiáveis que protegem as contas

Mesmo que seja muito importante sempre observar a fatura do cartão de crédito,  existem outros golpes que o consumidor não consegue acompanhar, como o uso indevido de dados pessoais em compras fraudulentas.

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Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.