Lula celebra aniversário na véspera do 2º turno. Relembre as propostas econômicas de seu governo

Pontos-chave
  • Lula comemora aniversário às vésperas do segundo turno das eleições 2022;
  • Petista ficou famoso pela promoção de políticas públicas sociais como Minha Casa, Minha Vida e Bolsa Família;
  • Principal proposta econômica de Lula consiste na revogação do teto de gastos.

Nascido em 27 de outubro de 1945, o ex-presidente da República e candidato às eleições 2022, Luiz Inácio Lula da Silva, comemora nesta quinta-feira, 77 anos de idade. A celebração acontece às vésperas do segundo turno, onde o petista disputa a presidência da República com o grande rival, Jair Bolsonaro.

Natural da cidade de Caetés, no interior de Pernambuco, Lula consolidou a carreira política ao iniciar o primeiro mandato presidencial em 2022. Na época, o petista atingiu o maior percentual de votação da história, recorde que se manteve desde então. Antes disso, foi derrotado em três campanhas presidenciais.

O governo de Lula ficou marcado pelo Mensalão, esquema de compra de apoio no Congresso Nacional do qual ele disse não ter conhecimento. Nos últimos anos, o petista respondeu a acusações de corrupção ligadas à Operação Lava Jato.

Além disso, ficou 580 dias preso por decisão do ex-juiz Sérgio Moro, que, tempos depois, foi considerado suspeito para julgar o ex-presidente pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Lula não responde atualmente a nenhuma ação na Justiça.

Apesar das polêmicas que o cercam, não muito diferente da maioria dos políticos, Lula construiu uma carreira de sucesso nos oito anos que esteve à frente da presidência da República. 

Programas criados por Lula

No decorrer de dois mandatos presidenciais que duraram oito anos, Lula foi responsável pela criação de vários programas sociais. Entre eles:

De todos esses programas, três se destacam até hoje, o Bolsa Família, ProUni e Minha Casa Minha Vida.

Propostas econômicas de Lula para as eleições 2022

Revogação da reforma trabalhista; fim do teto de gastos; renovação do Bolsa Família; maior presença do Estado na economia; fortalecimento de bancos públicos; repúdio à privatização de empresas como Petrobras, PPSA, Eletrobras e Correios. Esses são alguns dos pontos que compõem as propostas de Lula para recuperar a economia do país. 

Apesar de um plano amplo de melhorias, dois pontos se sobressaem nos discursos de Lula para recuperar a economia do Brasil. O primeiro se refere à revogação do teto de gastos, implementado no ano de 2017 durante a gestão de Michel Temer

Ele determina limites que devem ser cumpridos nos gastos públicos vinculados à alta da inflação. Atualmente, é a maior regra fiscal cuja vigência prevalecerá durante 20 anos.

A intenção é substituir o teto por um novo regime fiscal com mais flexibilidade e que garanta atuação anticíclica. Na prática, que contribua para dinamizar a economia nos momentos de queda da atividade. O foco da proposta é:

O segundo ponto forte das propostas de Lula para as eleições 2022 é o retorno do Bolsa Família com uma nova estrutura e condições ampliadas. Após quase 20 anos em vigor, o tradicional programa social foi extinto por Bolsonaro em outubro de 2021, para acabar com qualquer vestígio petista. 

Propostas de Lula para as crianças vulneráveis

Em resumo, as propostas de campanha do presidenciável voltadas às crianças de baixa renda, são:

  1. Volta do Bolsa Família;
  2. Bolsa Família associado à educação e à saúde;
  3. Reforço do Programa Nacional de Vacinação;
  4. Merenda escolar reajustada;
  5. Mais vagas em creches;
  6. Garantia dos direitos;
  7. Recuperação do atraso escolar;
  8. Ensino integral.
YouTube video player
Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile