BINANCE é investigada por autoridades dos EUA

Nesta segunda-feira (17), a Reuters divulgou uma reportagem, em que afirma que a Binance conta com um fraco programa de compliance. Segundo a agência de notícias, isso torna facilitada a lavagem de dinheiro, além de desenvolver manobras para evitar a apuração de reguladores.

Na matéria, a Reuters argumenta como a Binance teria evitado a SEC (a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos). A alegação é que a maior corretora de criptomoedas teria criado uma subsidiária para atender às pessoas dos EUA — de forma a desviar a atenção das autoridades.

Ao mesmo passo, a reportagem informa que a Binance mundial continuava livre. Devido à legislação norte-americana, a Binance U.S. limitou o número de moedas digitais negociadas.

Apesar disso, a agência de notícias alega que o braço da Binance não estaria de acordo com as regras previstas para evitar a utilização de moedas digitais para lavagem de dinheiro, e também para a abertura de contas. Em meio a isso, o Departamento de Justiça norte-americano estaria atento à instituição.

Criptomoedas para iniciantes: Como investir, quanto rende, onde comprar e outras dúvidas

Como forma de evitar a maior atenção de reguladores, a Binance ainda teria realizado um plano similar no Reino Unido.

Dois anos atrás, o CEO da Binance teria assinado um documento que permitia que um executivo da companhia ocultasse um documento de uma unidade da exchange no país. A finalidade seria evitar que o mesmo fosse revisado conforme as regras de finanças ilícitas da localidade.

Para escrever a reportagem, a Reuters informa que consultou 30 ex-funcionários. A agência também apurou documentos e e-mails da companhia dos anos de 2017 a 2022.

CEO da Binance se pronuncia sobre reportagem

Em comunicado à imprensa, o fundador da Binance alegou que a matéria teve como base somente fontes anônimas. O executivo argumenta que existe um mito sobre a moeda digital ser uma ferramenta de criminosos.

Diante de ser acusado de micorgerenciar funcionários, Zhao ainda declara ser bastante transparente sobre seu estilo de liderança. Ele declara que todos os funcionários da exchange possuem acesso aos “Princípios de CZ”. Este é um documento escrito para codificar seu estilo de liderança.

Sobre o questionamento sobre a exchange não divulgar sua localização, o fundador da Binance diz que ele e seus funcionários precisam ser “cuidadosos ao divulgar os locais dos escritórios, vestir itens com a marca Binance ou nos apresentar como funcionários da Binance, por razões de segurança”.

Confira a calculadora de investimento do FDR:

YouTube video player
Silvio SuehiroSilvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile