BANCOS DIGITAIS oferecem desafios com RECOMPENSAS. Descubra se valem a pena

Pontos-chave
  • Os desafios com recompensas são programas de relacionamento;
  • Alguns dos principais bancos digitais oferecem a estratégia;
  • A estratégia pode ter tanto pontos positivos quanto negativos.

Os bancos digitais surgiram com a proposta de desburocratizar o setor financeiro. Como forma de tornar os próprios serviços ainda mais atrativos, algumas dessas instituições oferecem desafios aos clientes. Ao cumprir as missões, os usuários podem obter recompensas.

BANCOS DIGITAIS oferecem desafios com RECOMPENSAS. Descubra se valem a pena
BANCOS DIGITAIS oferecem desafios com RECOMPENSAS. Descubra se valem a pena (Imagem: Montagem/FDR)

Uma das estratégias usadas por bancos digitais, para ganhar mais clientes, são os programas de relacionamento. Ao cumprir estratégias estabelecidas previamente, os usuários poderão ter acesso a prêmios.

Esses programas fazem parte da estratégia de ‘gamificação’. Esta representa a adoção de técnicas de jogos para incentivar, durante o tempo, a participação de algum grupo e seu engajamento.

Por meio das técnicas de gamificação, os clientes de bancos digitais poderão cumprir os objetivos estabelecidos — e, ao mesmo tempo, ter mais interesse em concentrar a vida financeira nas respectivas instituições.

Até o fim deste ano, o setor de gamificação deve registrar faturamento acima de US$ 22 bilhões, segundo um estudo realizado pela P&S Market Research.

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Alguns dos bancos digitais que oferecem desafios com recompensas

Alguns dos principais bancos digitais o país disponibilizam desafios com prêmios em troca.

Uma dessas instituições é o Nubank, que lançou o Nunos. Esse programa de recompensas incentiva os clientes a concentrarem a vida financeira na instituição.

A ideia do Nunos é que os usuários passem por diferentes missões, e efetue algumas ações ligadas aos hábitos financeiros — como compras realizadas na função crédito ou débito, pagamentos de contas, utilização do Pix, entre outros.

Para cada duas missões feitas em um mês, a pessoa desbloqueia um Baú com um prêmio surpresa. As primeiras missões incluem ações simples, como pagar um boleto ou utilizar o cartão de crédito.

Já ao cumprir seis missões em um mês, há a possibilidade de desbloquear um Super Baú, com uma recompensa exclusiva.

Ao completar essas missões, as pessoas poderão ter acesso a recompensas. Entre os possíveis prêmios oferecidos pelo Nubank, estão cupom no iFood, cupom de desconto para compras na Shopee, desconto em serviços de streaming, cashback no Seguro de Celular do Nuibank, e mais.

Outro exemplo de banco digital que oferece a estratégia de desafios é o C6 Bank, que disponibiliza o C6 Experience.

Neste programa de recompensas, os usuários recebem missões mensais. A cada desafio que for completado, a pessoa ganha uma medalha. Quanto mais medalhas obtidas, mais prêmios serão desbloqueados.

As recompensas do C6 Experience variam conforme o nível conquistado. Exemplos de prêmios disponíveis são pontos Átomos, acesso a uma plataformas de cursos on-line, 10 dias sem juros no cheque especial, mimos especiais e bonificações em programa de pontos.

Ao obter as recompensas, o resgate é imediato. Ou seja, assim que o nível for conquistado, esses benefícios são desbloqueados. A apuração dos resultados é mensal, assim como a liberação de novas rodadas do programa.

Os desafios com recompensas são uma forma de fazer com que os clientes concentrem a vida financeira na instituição
Os desafios com recompensas são uma forma de fazer com que os clientes concentrem a vida financeira na instituição (Imagem: Montagem/FDR)

Desafios de bancos digitais com recompensas valem a pena?

Os desafios com prêmios podem ter pontos positivos e negativos. Ao Valor, a coordenadora do Centro de Estudos em Finanças da FGV EAESP, Claudia Yoshinaga, afirma que, por um lado, a estratégia de gamificação é positiva por oferecer um modo mais descontraído de ensinar ou apresentar algo.

Já por outro lado, caso o usuário passe a entrar a todo momento e utilizar serviços — que não usaria em situações normais ou naquela hora — somente para cumprir os desafios, a especialista entende que os impactos são menos favoráveis.

A coordenadora argumenta que demandam cuidados os prêmios que estimulam, ainda mais, o consumo. Segundo ela, caso a recompensa seja desconto em algum estabelecimento, isso pode incentivar um consumo sem necessidade.

Conforme Yoshinaga, o fator mais importante é que a pessoa tenha a capacidade de compreender o que faz mais sentido dentro dos desafios — tanto na questão das tarefas quanto das recompensas.

Ao analisar a questão comportamental, o cliente deve tomar cuidado para não ter o “Fear Of Missing Out”, ou FOMO. Esse termo significa o medo de ficar de fora.
Sendo assim, a pessoa deve evitar querer cumprir os desafios para ‘vencer’, mas sem aproveitar aquilo.

Silvio SuehiroSilvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.
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