- Os desafios com recompensas são programas de relacionamento;
- Alguns dos principais bancos digitais oferecem a estratégia;
- A estratégia pode ter tanto pontos positivos quanto negativos.
Os bancos digitais surgiram com a proposta de desburocratizar o setor financeiro. Como forma de tornar os próprios serviços ainda mais atrativos, algumas dessas instituições oferecem desafios aos clientes. Ao cumprir as missões, os usuários podem obter recompensas.
![BANCOS DIGITAIS oferecem desafios com RECOMPENSAS. Descubra se valem a pena](https://fdr.com.br/wp-content/uploads/2021/11/oi-1-e1655932404901.png)
Uma das estratégias usadas por bancos digitais, para ganhar mais clientes, são os programas de relacionamento. Ao cumprir estratégias estabelecidas previamente, os usuários poderão ter acesso a prêmios.
Esses programas fazem parte da estratégia de ‘gamificação’. Esta representa a adoção de técnicas de jogos para incentivar, durante o tempo, a participação de algum grupo e seu engajamento.
Por meio das técnicas de gamificação, os clientes de bancos digitais poderão cumprir os objetivos estabelecidos — e, ao mesmo tempo, ter mais interesse em concentrar a vida financeira nas respectivas instituições.
Até o fim deste ano, o setor de gamificação deve registrar faturamento acima de US$ 22 bilhões, segundo um estudo realizado pela P&S Market Research.
Alguns dos bancos digitais que oferecem desafios com recompensas
Alguns dos principais bancos digitais o país disponibilizam desafios com prêmios em troca.
Uma dessas instituições é o Nubank, que lançou o Nunos. Esse programa de recompensas incentiva os clientes a concentrarem a vida financeira na instituição.
A ideia do Nunos é que os usuários passem por diferentes missões, e efetue algumas ações ligadas aos hábitos financeiros — como compras realizadas na função crédito ou débito, pagamentos de contas, utilização do Pix, entre outros.
Para cada duas missões feitas em um mês, a pessoa desbloqueia um Baú com um prêmio surpresa. As primeiras missões incluem ações simples, como pagar um boleto ou utilizar o cartão de crédito.
Já ao cumprir seis missões em um mês, há a possibilidade de desbloquear um Super Baú, com uma recompensa exclusiva.
Ao completar essas missões, as pessoas poderão ter acesso a recompensas. Entre os possíveis prêmios oferecidos pelo Nubank, estão cupom no iFood, cupom de desconto para compras na Shopee, desconto em serviços de streaming, cashback no Seguro de Celular do Nuibank, e mais.
Outro exemplo de banco digital que oferece a estratégia de desafios é o C6 Bank, que disponibiliza o C6 Experience.
Neste programa de recompensas, os usuários recebem missões mensais. A cada desafio que for completado, a pessoa ganha uma medalha. Quanto mais medalhas obtidas, mais prêmios serão desbloqueados.
As recompensas do C6 Experience variam conforme o nível conquistado. Exemplos de prêmios disponíveis são pontos Átomos, acesso a uma plataformas de cursos on-line, 10 dias sem juros no cheque especial, mimos especiais e bonificações em programa de pontos.
Ao obter as recompensas, o resgate é imediato. Ou seja, assim que o nível for conquistado, esses benefícios são desbloqueados. A apuração dos resultados é mensal, assim como a liberação de novas rodadas do programa.
![Os desafios com recompensas são uma forma de fazer com que os clientes concentrem a vida financeira na instituição](https://fdr.com.br/wp-content/uploads/2022/04/emprestimo-de-dinheiro-fdr-2-e1656689825169.jpg)
Desafios de bancos digitais com recompensas valem a pena?
Os desafios com prêmios podem ter pontos positivos e negativos. Ao Valor, a coordenadora do Centro de Estudos em Finanças da FGV EAESP, Claudia Yoshinaga, afirma que, por um lado, a estratégia de gamificação é positiva por oferecer um modo mais descontraído de ensinar ou apresentar algo.
Já por outro lado, caso o usuário passe a entrar a todo momento e utilizar serviços — que não usaria em situações normais ou naquela hora — somente para cumprir os desafios, a especialista entende que os impactos são menos favoráveis.
A coordenadora argumenta que demandam cuidados os prêmios que estimulam, ainda mais, o consumo. Segundo ela, caso a recompensa seja desconto em algum estabelecimento, isso pode incentivar um consumo sem necessidade.
Conforme Yoshinaga, o fator mais importante é que a pessoa tenha a capacidade de compreender o que faz mais sentido dentro dos desafios — tanto na questão das tarefas quanto das recompensas.
Ao analisar a questão comportamental, o cliente deve tomar cuidado para não ter o “Fear Of Missing Out”, ou FOMO. Esse termo significa o medo de ficar de fora.
Sendo assim, a pessoa deve evitar querer cumprir os desafios para ‘vencer’, mas sem aproveitar aquilo.