Brasileiros migram cada vez mais para os BANCOS DIGITAIS. Confira vantagens

Pontos-chave
  • Os bancos digitais tendem a não oferecer atendimento presencial;
  • Os brasileiros vêm aumentando o interesse por esse modelo financeiro;
  • As instituições oferecem diversos benefícios ao cotidiano das pessoas.

Ao longo dos anos, vem aumentando o número de brasileiros que se tornaram clientes de bancos digitais. Em meio à evolução da tecnologia, essas instituições surgiram com a proposta de reduzir a burocracia e as taxas cobradas de clientes de bancos tradicionais.

Brasileiros migram cada vez mais para os BANCOS DIGITAIS. Confira vantagens
Brasileiros migram cada vez mais para os BANCOS DIGITAIS. Confira vantagens (Imagem: Montagem/FDR)

Os bancos digitais são instituições que não disponibilizam atendimento presencial. Sendo assim, as necessidades dos clientes são resolvidas de modo totalmente digital — por meio de aplicativo ou computador.

Dentro deste novo mercado, o Brasil aparece entre os três países com maior participação de clientes e com mais rápida evolução na adesão de bancos digitais. O levantamento foi realizado pelo N26 em parceria com a Accenture.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Finder, em abril deste ano, 42,7% dos brasileiros adultos possuem contas digitais. Isso representa uma elevação de 10,7% em comparação ao ano anterior.

Entre os brasileiros mais ricos, há uma grande adesão ao novo tipo de instituição financeira. Entre essas pessoas das classes A e B, 78% alegaram ter contas em bancos digitais ou instituições sem agências físicas. A pesquisa foi realizada pelo C6 Bank e Ipec.

De todos os entrevistados, 76% afirmaram que consideram utilizar ou planejam seguir usando conta de bancos digitais nos próximos três anos.

Segundo o head do segmento de Alta Renda do C6 Bank, nos últimos anos, a digitalização de serviços financeiros avançou de modo consistente e atraiu todos os perfis de clientes.

Brasileiros vêm usando mais bancos digitais como conta principal

O número de brasileiros que usam bancos digitais como conta principal vem aumentando. Ao mesmo passo, vem crescendo o número médio de bancos com os quais essas pessoas mantêm relacionamento. As considerações fazem parte de pesquisa feita pela Idwall, o Ranking de Onboarding Digital 2021.

De acordo com a pesquisa, entre os grandes motivos que as pessoas levam em conta para escolher o banco principal, estão a facilidade na utilização de serviços e taxas menores.

O levantamento aponta que 38% dos participantes possuem a conta principal em bancos nativos digitais. Já em 2020, o nível de brasileiros nessa condição era de 21%.

Apesar disso, o levantamento revela que a maior parte dos cidadãos (65%) têm contas tanto digitais quanto tradicionais. De qualquer modo, a pesquisa revela que 75% dos participantes possuem disposição para migrar de uma instituição tradicional para a digital.

No ano passado, pela primeira vez, a abertura de contas correntes via canais digitais superou as feitas por meios físicos no país.

No período, foram abertas 10,8 milhões de contas por computadores, celulares e tablets. Já nas agências, o número chegou a 9,9 milhões. A pesquisa foi feita pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com a Deloitte.

Segundo o levantamento, de todas as operações bancárias realizadas em 2021, 70% foram digitais. Por meio de aparelhos mobile, os brasileiros efetuaram 67,1 bilhões de transações.

Os bancos digitais permitem que as pessoas realizem operações financeiras de modo simplificado
Os bancos digitais permitem que as pessoas realizem operações financeiras de modo simplificado (Imagem: Montagem/FDR)

As vantagens dos bancos digitais

Nos bancos digitais, todas as operações são realizadas de modo totalmente online. Como o suporte acontece via internet, os clientes dessas instituições não precisam enfrentar filas para tirar dúvidas, por exemplo.

Além disso, os usuários de bancos digitais tendem a ter menos restrições de horário. Com isso, as operações podem ser realizadas a qualquer momento. Em diversas instituições, o atendimento está disponível 24 horas por dia.

Como os bancos digitais não possuem agências físicas, eles tendem a economizar mais em gastos como aluguel do estabelecimento e salário de funcionários. Dessa forma, esses bancos mais novos podem oferecer mais benefícios financeiros aos clientes, como tarifas menores em diversos serviços.

Assim como os bancos tradicionais, as instituições digitais também passam pela regulamentação do Banco Central. Isso oferece maior segurança aos interessados em abrir conta nessas plataformas.

Para quem deseja realizar investimentos, os bancos digitais podem ser canais facilitadores. Diversas instituições vêm aumentando a oferta de aplicações para os respectivos clientes. Geralmente, essas operações podem ser feitas diretamente no aplicativo do banco.

Apesar dos aspectos positivos, os interessados devem ter consciência que há os pontos negativos dessas instituições digitais. Por exemplo, essas plataformas podem enfrentar falhas no sistema. Em situações com essa, os usuários ficariam impossibilitados de utilizar a conta.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.