Em setembro, a venda de veículos novos aumentou 25,1% em comparação ao mesmo período do ano passado. Ao todo, foram comercializados 194 mil automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões. Os dados foram divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos (Fenabrave).
Em comparação ao mês anterior, houve um crescimento de 7% na venda de veículos novos em setembro. Em média, foram licenciadas 9,2 mil unidades por dia no nono mês deste ano. Já em agosto, a média de emplacamentos foi de 9,1 mil.
Os números recentes apontam para uma crescente do mercado automotivo. O segmento foi grandemente afetado no ano passado pela menor disponibilidade de semicondutores.
Mesmo que esteja irregular a disponibilização de componentes eletrônicos, há menos interrupções de produção nas montadoras. Dessa forma, o segmento tem a capacidade de elevar as ofertas às locadoras de veículos.
Outro fator que contribui para a melhora recente é a diminuição das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
Venda de veículos novos segue em queda no acumulado anual
Apesar disso, no acumulado deste ano, a venda de veículos novos chegou a 1,5 milhão de unidades. Em comparação ao mesmo período do ano passado, houve uma redução em 4,7%.
Vale destacar que, nos últimos meses, os brasileiros vêm sendo afetados pelo aumento na taxa de juros, a Selic. Desde março do ano passado, o Banco Central vem elevando o indicador — que influencia todas as taxas de juros do país, como as de financiamento.
Atualmente, a taxa de juros está em 13,75% ao ano. Este é o maior patamar nos últimos seis anos. Apesar disso, em setembro, o Banco Central decidiu interromper o ciclo de aumento dos juros. Com isso, os consumidores podem ser menos afetados na área de crédito.
Venda de veículos em setembro por segmento
O segmento de carros de passeio e utilitários leves registrou a venda de 180,4 mil unidades em setembro. Isso representa um aumento de 26,8% em relação ao mesmo mês do ano passado.
No segmento de caminhões, foram comercializadas 11,1 mil unidades no nono mês de 2022. Neste caso, houve uma queda de 4% em comparação a 2021.
Já no mercado de ônibus, foi observada a oferta de 2,4 mil unidades. As entregas registaram crescimento de 112% na base interanual.
Confira a calculadora de financiamento de veículos do FDR: