Em setembro, a bolsa de valores brasileira enfrentou dificuldades, em meio às preocupações no cenário externo. Apesar disso, o Ibovespa registrou leve alta de 0,47%. No período somente três carteiras recomendadas de corretoras registraram desempenho acima do principal índice da B3.
De acordo com levantamento da Grana Capital, no mês de setembro, somente quatro de nove carteiras recomendadas de ações para setembro apresentaram desempenho positivo. Entre as corretoras analisadas, a que teve melhor performance foi a Ágora, com variação de 4,68% — muito acima do Ibovespa.
As outras corretoras que tiveram desempenho melhor do que o Ibovespa em setembro, ao analisar as carteiras recomendadas, foram o BTG Pactual (variação de 2,88%) e Modalmais (variação de 2,85%).
A carteira recomendada do Santander também registrou performance positiva, de 0,29%. Apesar disso, o principal índice da bolsa de valores brasileira registrou crescimento acima disso.
O levantamento leva em conta as carteiras publicamente indicadas de nove grandes corretoras de varejo do Brasil em número de transações de pessoas físicas, segundo informações da B3 e Tesouro Nacional.
Estas foram as variações das carteiras recomendadas das corretoras em setembro:
- Ágora: 4,68%
- BTG Pactual: 2,88%
- Modalmais: 2,85%
- Santander: 0,29%
- BB Investimentos: -0,08%
- Itaú Top 5: -0,11%
- Inter: -0,21%
- Nu Invest: -0,73%
- XP Investimentos: -2,23%
Destaques entre as ações recomendadas por corretoras
Entre as ações indicadas pelas corretoras ,a que teve a maior valorização em setembro foi a Cyrela, com crescimento de 29,6%. Por outro lado, o papel com a maior queda no período foi o da Minerva, com desvalorização de 18,8%.
A ação com mais aparições nas carteiras recomendadas foi a da Vale — que foi citada pelas nove corretoras analisadas. O ativo da mineradora registrou alta de 11,69% no mês.
Outra ação com grande aparição foi da do Itaú, com oito recomendações. O ativo da instituição financeira apresentou queda de 8,72%.
Os ativos da Petrobras estiveram presentes em seis carteiras recomendadas pelas corretoras. O papel da petroleira registrou perda de 10,32%.
Em setembro, o Ibovespa encerrou aos 110.036 pontos. Ao longo do mês, o principal índice da bolsa brasileira variou entre 114.392 pontos e 106.243 pontos. Em meio ao encerramento do ciclo de aperto monetário pelo Banco Central brasileiro, o índice chegou ao terceiro mês seguido de variação positiva.
Confira a calculadora de investimento do FDR: