ELEIÇÕES 2022: quando vai ser o 2º turno? Confira o calendário e regras de votação

Os candidatos ao governo estadual que conseguiram mais que 50% dos votos válidos nas eleições 2022, foram eleitos no dia 2 de outubro. Deputados estaduais e distritais, deputados federais e senadores também completaram suas respectivas assembleias na noite do último domingo. No entanto, os 156 milhões de brasileiros voltam as urnas para eleger o presidente da República. 

ELEIÇÕES 2022: quando vai ser o 2º turno? Confira o calendário e regras de votação
ELEIÇÕES 2022: quando vai ser o 2º turno? Confira o calendário e regras de votação (Imagem: FDR)

No dia 2 de outubro estavam em disputa cinco cargos nas eleições 2022. Mas, como 12 estados não conseguiram eleger seu governador, os eleitores destes locais também precisarão votar as urnas para duas votações, incluindo o de presidente da República. Dessa vez, o mais votado entre os dois candidatos será o eleito.

As regras sobre horário da votação e início da apuração será a mesma do primeiro turno. Seguindo o horário de Brasília as eleições 2022 começarão as 08h00 e fecham os portões das escolas às 17h00. Quem não participou do primeiro turno poderá votar no próximo pleito, e deve justificar sua ausência dentro do prazo de 60 dias.

Dia e horário do 2° turno das eleições 2022

O voto no segundo turno das eleições 2022 continua sendo obrigatório para pessoas de 18 a 69 anos. E facultativo para quem tem mais de 70 anos, ou entre 16 e 17 anos. Para votar basta apresentar um documento original com foto, ou o e-Título mais documento com foto para quem não cadastrou a biometria.

Atenção para as regras:

Estados que terão segundo turno

Para os moradores de 12 estados além de escolher o seu candidato preferido para presidente da República, também será preciso escolher o governador. São dois números para cada cargo. A escolha será válida para as seguintes regiões que não conseguiram eleger o seu governador no primeiro turno das eleições 2022:

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile