Resultado de 1º turno das ELEIÇÕES deve impulsionar algumas AÇÕES

MOGI DAS CRUZES, SP — Neste domingo (2), os brasileiros foram às urnas para votar em seus candidatos nas eleições 2022. Segundo analistas da XP, os resultados do primeiro turno foram mais apertados do que o esperado inicialmente. A casa considera que a incerteza do processo e questões externas manterão a volatilidade em outubro.

Resultado de 1º turno das ELEIÇÕES deve impulsionar algumas AÇÕES
Resultado de 1º turno das ELEIÇÕES deve impulsionar algumas AÇÕES (Imagem: FDR)

Na visão dos analistas da XP, com relação aos preços dos ativos brasileiros, esse panorama de eleições mais próximas pode ser recebido positivamente pelos investidores.

De qualquer modo, a casa entende que o panorama global continua desafiador. Isso “também pode seguir pesando nos ativos brasileiros nas próximas semanas, durante o 2º turno”.

O entendimento é que as eleições continuam em aberto para o 2º turno. Em meio a isso, “o mercado deve acompanhar de perto as próximas evoluções dos candidatos e suas propostas”.

Isso pode causar um pouco mais de volatilidade ao mercado — que se mantém em nível abaixo do histórico em tempos eleitorais.

Bolsa de Valores para iniciantes: Vantagens e riscos que você precisa saber

Ações que podem ser afetadas com resultado do 1º turno das eleições

Conforme os analistas, as companhias estatais — como Petrobras e Banco do Brasiltendem a sentir mais os impactos da volatilidade, assim como as ações de setores domésticos, como varejistas, educação e imobiliário.

A XP também considera que as ações ligadas às eleições estaduais também podem ter boa performance devido à eleição de candidatos de direita. Exemplo disso são os papéis da Sabesp, diante do forte resultado de Tarcísio de Freitas no 1º turno em São Paulo.

Em Minas Gerais, a reeleição de Romeu Zema pode favorecer as ações da Cemig. Já no Rio Grande do Sul, o segundo turno entre Onyx Lorenzoni e Eduardo Leite pode beneficiar os ativos do Banrisul.

Os analistas seguem observando a bolsa de valores brasileira como atrativa. A razão é porque continua negociando em um indicador de Preço/Lucro de 6,6x. Isso representa um desconto de 40% em comparação à média histórica.

De acordo com o Raio-XP de outubro, a casa manteve o valor justo do Ibovespa em 130 mil pontos.

“A queda dos juros futuros (DIs) de longo prazo no Brasil segue sendo um suporte importante para o valor justo da Bolsa”, justifica a XP.

Confira a calculadora de investimento do FDR:

YouTube video player
Silvio SuehiroSilvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile