Até que horas é possível votar nas ELEIÇÕES de 2022? Veja horários de votação em cada estado

Pontos-chave
  • As eleições acontecem em 2 de outubro, e 30 de outubro caso haja segundo turno;
  • Os portões do colégio eleitoral são abertos e fechados exatamente no horário previsto pelo TSE;
  • Programa-se para chegar dentro do horário no colégio eleitoral.

No próximo domingo, dia 2 de outubro, acontece o primeiro turno das eleições 2022. Neste dia são esperados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), 156 milhões de brasileiros que estão elegíveis ao voto. O voto é obrigatório para quem tem de 18 a 69 anos, e caso não compareça o cidadão precisa lidar com as consequências. Por isso, o ideal é estar de olho no horário de funcionamento do colégio eleitoral.

Até que horas é possível votar nas ELEIÇÕES de 2022? Veja horários de votação em cada estado
Até que horas é possível votar nas ELEIÇÕES de 2022? Veja horários de votação em cada estado (Imagem: Montagem/ FDR)

Serão cinco candidatos que deverão ser escolhidos nas eleições 2022, políticos que representarão o povo brasileiro a nível estadual e federal pelos próximos quatro anos. Ao entrar na seção eleitoral, o cidadão verá na urna a seguinte ordem para que deposite o seu voto:

Por conta do número de cargos que deverão ser votados, o tempo que o eleitor vai levar dentro da cabine de votação tende a ser um pouco maior. Ainda assim, o horário de funcionamento do colégio eleitoral segue a ordem do TSE, e por isso, somente poderão votar aqueles que estivem dentro do local de votação até o fechamento do portão.

Como consultar local de votação nas eleições 2022?

Além de saber o dia e horário para votar nas eleições 2022, o principal ponto é ter ciência sobre o local de votação. A não ser que o eleitor tenha pedido pela transferência do seu título, o endereço continua sendo o mesmo da última eleição que aconteceu em 2020 para vereador e prefeito.

Quem vai votar pela primeira vez também deve consultar essa informação, o ideal é que a verificação seja feita com antecedência a fim de se programar para chegar dentro do horário no local desejado. Jovens de 16 a 17 anos, por exemplo, já podem votar, mas sua participação é facultativa e não obrigatória.

A informação sobre zona e seção eleitoral estão impressas no título de eleitor, e online podem ser consultados em:

No site do TSE:

No App e-Título:

Qual o futuro social do Brasil? Candidatos apresentam propostas para ACABAR com a fome
Até que horas é possível votar nas ELEIÇÕES de 2022? Veja horários de votação em cada estado (Imagem: FDR)

Horário de votação nas eleições 2022

O horário de votação nas eleições 2022 segue o horário de Brasília em todos os estados. Por isso, caso o eleitor tenha transferido seu local de voto, pode ficar tranquilo quanto as regras. Vale dizer que os portões não serão abertos nem fechados antes ou depois do período previsto pelo TSE.

Alguns estados, no entanto, tem fuso horário diferente, por isso devem observar a diferença de tempo. De acordo com o TSE, existe diferença de horários para:

Quais documentos necessários para voto

O voto nas eleições 2022 está autorizado para aqueles que estão com o título de eleito em dia, ou seja, sem nenhuma dívida com a Justiça Federal. Quem ficou três eleições sem votar, e sem justificar, terão automaticamente seu título cancelado.

Para participar da escolha dos políticos neste ano, dentro do horário previsto pelo TSE o eleitor deve comparecer até o seu colégio eleitoral, zona e seção apresentando um desses documentos:

Quem pretende usar o título de eleitor virtual, ou seja, o e-Título, deve baixa-lo até o dia 1 de outubro. No domingo,2, não será possível fazer novo cadastro no App, isso para evitar que haja sobrecarga de acessos no sistema e ele pare de funcionar em todo o país.

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile