Novo GOLPE no INSS rouba os benefícios dos aposentados. Veja como se proteger

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem estar atentos a mais uma modalidade de golpe que vem sendo praticada. Essa parcela da população costuma sofrer tentativas frequentes de criminosos que visam ter acesso ao benefício

Novo GOLPE no INSS rouba os benefícios dos aposentados. Veja como se proteger
Novo GOLPE no INSS rouba os benefícios dos aposentados. Veja como se proteger (Imagem: Montagem/FDR)

O orçamento de quem depende exclusivamente do benefício ofertado pelo Instituto Nacional de Seguro Social não costuma ter muita folga. Mesmo assim, criminosos não respeitam a quantia paga pelo governo à essas pessoas, que muitas vezes é a única fonte de renda. Golpes via telefone ou mesmo aplicativos de mensagem se tornaram ainda mais frequentes nos últimos meses. 

Normalmente, o criminoso se utiliza da falta de traquejo dessas pessoas com a tecnologia para enganá-las e ter acesso aos dados confidenciais que permitem a retirada do dinheiro. Não são raras as ligações de falsos órgãos do governo para aposentados. A confiança natural dessa população a torna um alvo fácil para esse tipo de crime.

A ganância dos criminosos costuma se aproveitar da certeza de renda mensal do beneficiário, provinda do INSS. Os golpes costumam ser bem estudados antes da aplicação, então é comum que sejam informadas numerações corretas de documentação privada como identificação, tipo de benefício, e até contas bancárias para aumentar a “segurança” na ligação.

CALCULADORA GRÁTIS DO INSS: COMO SIMULAR O VALOR DA APOSENTADORIA ONLINE?

Como proteger o benefício do INSS de golpes  

De maneira geral, esses golpes costumam acontecer de forma remota. O número das tentativas de criminosos subiu de forma bastante expressiva durante a pandemia, já que muitos órgãos tiveram seus serviços presenciais suspensos. Essa mudança na modalidade oficial causou uma possibilidade para ações criminosas se infiltrarem. 

Beneficiários contam casos em que receberam uma ligação bastante séria relatando algum problema com a conta onde o Instituto Nacional do Seguro Social costuma fazer o depósito mensal.

Os golpistas costumam usar desse tipo de abordagem para impressionar e assustar a vítima. Inclusive, é comum que sejam ditas frases de suposto cuidado para com o aposentado e pensionista. 

Criado o susto inicial e implantada a mentira sobre o risco de perder o dinheiro da conta, o criminoso faz uso de uma linguagem truncada para tentar tirar dados específicos durante a ligação. Eles podem inventar órgãos do governo que não existem para tentar legitimar o contato e até prover números de protocolos fantasma.

O mais importante é que o segurado não passe nenhum dado de forma remota nem permita que seja instalado nenhum aplicativo em seu celular ou computador. Caso receba este tipo de ligação suspeita, é importante realizar a notificação na polícia para que o número possa ser rastreado e os criminosos encontrados. 

Thaisa JatobáThaisa Jatobá
Jornalista e pós-graduada em áudio visual pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagem por jornais impressos como a Folha de Pernambuco e o Diario de Pernambuco.
Sair da versão mobile