Se o PIX facilitou a sua vida, você vai adorar esta NOVIDADE

Você se lembra como eram as coisas antes do Pix? O Pix foi lançado há pouco tempo atrás, em novembro de 2020, porém, muitas pessoas já se acostumaram tanto com o novo sistema de pagamentos que preferem nem se lembrar como eram suas vidas antes dele.

Antes do Pix, os pagamentos eram muito mais “engessados”. Transferências entre diferentes bancos só eram possíveis via TED ou DOC, sem possibilidades de pagamentos em finais de semana, feriados e muitas vezes demoradas. Fora isso, vários dos bancos cobravam tarifas que traziam grande insatisfação dos usuários.

Com o nascimento do Pix, os pagamentos ganharam a possibilidade de serem feitos de forma instantânea, 24 horas por dia, 7 dias por semana e, para pessoas físicas, 100% gratuitos.

E as empresas também ganharam com o Pix. Com a possibilidade do recebimento instantâneo, boa parte começou a aceitar a modalidade, sem taxas em alguns casos, ou, quando cobradas, mais econômicas, por exemplo, do que as cobradas para receber via cartão.

E as coisas não pararam por aí. O Pix ainda trouxe novidades, como a possibilidade de realizar saques em estabelecimentos comerciais, parcelamentos e novidades que não param de surgir.

As transferências internacionais

Quem já realizou alguma transferência internacional sabe que o processo, muitas vezes, não é nada prático. Muitas vezes o processo é lento e caro. Porém, com a evolução da tecnologia no meio de pagamento, este processo deve ter um desfecho muito parecido com o Pix, até por isso, por aqui, é apelidado de “pix global”.

O Nexus é um projeto que vem sendo trabalhado com o intuito de pagamentos entre países e diferentes moedas em até 60 segundos. A ideia inicial é que ele possa ser implementado em mais de 60 países.

Quem está liderando o projeto é o “banco central dos banco centrais”, chamado de Banco Central de Compensações Internacionais (BIS). Neste momento, estão sendo feitos testes em países como Uruguai, Malásia, Cingapura e Itália. A fase é justamente de fazer validações e testes.

Ainda não há uma data oficial para o seu lançamento, porém, uma vez que ele seja lançado, haverá muito mais praticidade e transparência nas transferências internacionais.

Victor BarbozaVictor Barboza
Meu nome é Victor Lavagnini Barboza, sou especialista em finanças e editor-chefe do FDR, responsável pelas áreas de finanças, investimentos, carreiras e negócios. Sou graduado em Gestão Financeira pela Estácio e possuo especializações em Gestão de Negócios pela USP/ESALQ, Investimentos pela UNIBTA e Ciências Comportamentais pela Unisinos. Atuo no mundo financeiro desde 2012, com passagens em empresas como Motriz, Tendere, Strategy Manager e Campinas Tech. Também possuo trabalho acadêmicos nas áreas de gestão e finanças pela Unicamp e pela USP. Ministro aulas, cursos e palestras e já produzi conteúdos para diversos canais, nas temáticas de finanças pessoais, investimentos, educação financeira, fintechs, negócios, empreendedorismo, psicologia econômica e franquias. Sou fundador da GFCriativa e co-fundador da Fincatch.
Sair da versão mobile