Cada vez mais, as pessoas vêm se interessando por investimentos. Ao realizar as aplicações, existem grandes expectativas de obter um retorno positivo após certo tempo. Apesar disso, o investimento feito ainda pode ter um desempenho negativo.
Ao realizar algum investimento, a pessoa deve estar ciente que a aplicação pode desvalorizar ao longo do tempo. Essa possibilidade está mais presente em aplicações de renda variável. Por conta da grande volatilidade presente nesta classe, os investidores podem obter tanto lucros quanto perdas consideráveis.
Mesmo que em escala menor, também existe a possibilidade de o investidor perder dinheiro na renda fixa.
Por exemplo, ao comprar algum título com prazo de vencimento, em caso de venda antecipada, pode existir um prejuízo. Isso porque a rentabilidade acordada dependerá de manter os valores dentro de certo tempo.
O que fazer se o investimento não está indo bem
Ao Valor, a consultora, palestrante e professora Vera Rita Ferreira comenta que existem reações diversas dos investidores quando o investimento não está indo bem.
Por um lado, há investidores com a filosofia “buy and hold”. Neste caso, a pessoa compra mantém o investimento ao longo do tempo, porque tem uma visão de longo prazo para a aplicação.
Por outro lado, existem aqueles que passam a comprar até mais nestes momentos, como forma de fazer um “preço médio”.
A especialista alerta ser perigoso manter uma aplicação em queda — sem perspectiva de valorização — e vender quando não aguentar mais.
Nesta situação, a consultora alega que sempre deu essa dica: segura de uma vez a aplicação, ou busca se desfazer do ativo muito antes.
Apesar disso, recentemente, ela ouviu uma nova perspectiva, citada em uma aula de planejamento financeiro realizada por Eduardo Amuri e Vivian Rodrigues.
Neste conteúdo, Amuri comentou que, nessa situação, existe a possibilidade de manter o dinheiro no investimento em queda — e ficar esperando —, ou retira os valores e investe em outra aplicação. Neste novo produto, ainda seria possível ganhar até mais.
Amuri e Rodrigues sugeriram que, ao enfrentar uma situação adversa, a pessoa poderia “apagar a história do investimento” e considerar somente o dinheiro alocado. Com esse “dinheiro novo”, a dúvida a ser refletida é se o investidor manteria onde está naquele momento ou faria algo diferente.
Confira a calculadora de investimento do FDR: