Cidadão pode se beneficiar pelo INSS sem NUNCA ter contribuído? Entenda o caso

Quando atua com carteira assinada, automaticamente o cidadão tem direito a contribuição ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Além disso, o trabalhador pode optar por ser um segurado ao fazer a contribuição individual. Dessa forma, garante uma série de benefícios previdenciários ao longo da vida. No entanto, mesmo sem nunca ter contribuído ainda é possível receber auxílio.

Cidadão pode se beneficiar pelo INSS sem NUNCA ter contribuído? Entenda o caso
Cidadão pode se beneficiar pelo INSS sem NUNCA ter contribuído? Entenda o caso (Imagem: FDR)

Quando o INSS libera um pagamento ao cidadão mesmo sem que este tenha contribuído para a Previdência Social, trata-se um auxílio assistencial e não previdenciário. Por isso, não garante o pagamento de 13° salário todos os anos e também não deixa pensão por morte para os dependentes do titular do benefício.

O pagamento nestas condições somente é feito para o BPC (Benefício de Prestação Continuada). Trata-se do pagamento de no máximo 1 salário mínimo, liberado uma vez ao mês, e dedicado a quem não tem condições de participar de forma ativa da sociedade.

O cunho do BPC é muito mais assistencial, porque permite que o cidadão que já não consegue trabalhar e vive com baixa renda consiga ter ajuda financeira. Além de contar com o pedido feito no INSS, ainda é necessário estar com os dados de toda a família atualizados no Cadastro Único.

Quem tem direito ao salário assistencial do INSS?

Para receber o BPC, o cidadão precisa cumprir com alguns requisitos mínimos para que então o INSS libere o pagamento de até 1 salário mínimo. Em 2022, o valor máximo a ser pago é de R$ 1.212,00. As exigências são:

Para pessoa com deficiência, a perícia médica é ponto importante porque vai ajudar a comprovar que o cidadão de qualquer idade está incapaz de estar no mercado de trabalho.

Como solicitar o BPC no Meu INSS

O INSS tem o prazo de 45 dias para responder ao pedido do BPC 2023. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile