CONTA DE LUZ: listamos algumas dicas para você pagar MENOS no fim do mês

Recentemente, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou novas mudanças nas tarifas de conta de luz. Além da cobrança comum que já acontece e que deve ter um acréscimo de 18,03% para alta tensão e de 10,15% para baixa tensão, no caso do período de escassez também haverá uma cobrança adicional. Pesando nisso, economizar para pagar menos na conta de energia elétrica tem sido a solução.

CONTA DE LUZ: listamos algumas dicas para você pagar MENOS no fim do mês
CONTA DE LUZ: listamos algumas dicas para você pagar MENOS no fim do mês (Imagem: Montagem/FDR)

No caso de escassez hídrica, quando a bandeira vermelha de patamar 1 é aplicada sobre a conta de luz. O cidadão ainda vai precisar arcar com um aumento de 63,7% sobre a sua fatura. A preocupação do brasileiro tem crescido junto com os adicionais trazidos para a conta de energia elétrica, já que o orçamento tem ficado cada vez mais apertado.

O primeiro ponto logo pensado pelo consumidor quando pega a conta de luz com um valor maior do que imaginado, é sobre os seus hábitos de consumo. Isto é, o que ele e os moradores da sua casa têm feito que ocasionaram em um aumento de valor tão alto.

Especialistas ouvidos pelo portal UOL, e agora trazidos pelo FDR, contam como o valor desta conta de consumo pode ser reduzido. Permitindo que o orçamento familiar fique mais espaçoso, e menos sufocado.

TARIFA SOCIAL: Regras, Como funciona e Documentos para Inscrição

Dicas para diminuir a conta de luz

O primeiro passo é saber identificar quais aparelhos disponíveis na sua residência que consomem mais energia. Eles são, principalmente, aqueles que aquecem ou esfriam produtos, gerando ondas de calor e frio. Exemplo: geladeira, freezer, ar condicionado, ferro de passar, secador de roupa, e etc.

Neste caso, o ideal é usar esses aparelhos de forma mais consciente e inteligente. Como: menos tempo no banho de água quente, menos tempo com ar condicionado ligado, racionalizar o uso do secador de roupa ou do freezer.

Quando a instalação de cabos e fios elétricos não estão bem feitos, podem causar um aumento significativo da temperatura nos pontos de conexões. Além de aumentar a possibilidade de causar incêndios e tragédias, também desperdiça eletricidade.

O ideal é contar com a ajuda de um profissional que vai verificar como estão essas instalações, e se elas estão produzindo mais tensão do que deveriam.

Quando você desliga a sua televisão, mas não tira da tomada, ela ainda continua consumindo energia elétrica. O ideal é que esses aparelhos estejam na tomada apenas quando forem utilizados. Está saindo de casa? Tire tudo o que não for útil da tomada e garanta a economia do consumo.

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile