Inflação em alta: saiba quais os alimentos que mais subiram de PREÇO nos últimos meses

A inflação fez as idas ao supermercado se tornarem cada vez mais complicadas para o brasileiro nos últimos meses. No cenário atual, as compras tiveram um aumento de cerca de 10% em relação ao início do ano, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Essa alta nos valores pagos em produtos essenciais para o dia a dia é um reflexo da diminuição do poder de compra do povo brasileiro. Apesar das expectativas, o IPCA, índice que calcula o preço repassado ao consumidor e é referência para o cálculo da inflação, já teve sua expectativa quase dobrada desde o esperado pelo Conselho Monetário Nacional. 

Essa mudança nos números reflete diretamente no bolso de quem não pode abdicar dos itens básicos em sua lista de compras. No acumulado de 12 meses foi registrado um aumento de 25% até 103% no valor de alguns alimentos, e entre os mais afetados estão protagonistas na cesta básica. 

Por que TUDO está tão caro no Brasil? Entenda de uma vez por todas o que é inflação!

Alimentos mais afetados pela inflação

Um dos produtos indispensáveis que mais sofreu alteração de preço nas prateleiras foi o leite, e por consequência, todos os seus derivados também estão mais caros. Algumas marcas de laticínios registraram uma diferença de mais de 70% nos últimos meses. Por consequência, queijo, manteiga e leite condensado também foram afetados em cerca de 30%. 

Outros exemplos fáceis de perceber no dia a dia são os clássicos como a batata inglesa que subiu quase 30%, a cebola, 40% e o café que hoje custa cerca de 15% a mais do que no início do ano. 

As frutas também foram afetadas, e talvez a mudança mais expressiva tenha sido o preço do morango, que dobrou nos últimos meses. Fazendo desse, uma opção quase luxuosa para a mesa de diversos brasileiros. 

Esses aumentos tão expressivos geraram um efeito curioso no mercado brasileiro. Visando não perder o público, algumas marcas lançaram produtos similares mas que tem uma composição menos custosa a ser repassada para o consumidor. Sendo assim, hoje é possível encontrar produtos misturados como um mix de manteiga e margarina ou mistura láctea no lugar de leite condensado.  

Thaisa JatobáThaisa Jatobá
Jornalista e pós-graduada em áudio visual pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagem por jornais impressos como a Folha de Pernambuco e o Diario de Pernambuco.
Sair da versão mobile