AUXÍLIO BRASIL: listamos TUDO que você precisa fazer para não ter o benefício CANCELADO

Beneficiários do Auxílio Brasil devem revisar os cadastros para permanecerem no projeto. Nesta semana, o Ministério da Cidadania deu início ao processo de triagem para determinar quem recebe ou não a mensalidade de R$ 600. Atentos a essa questão, o FDR listou uma série de dicas para você garantir o seu pagamento. Confira.

AUXÍLIO BRASIL: listamos TUDO que você precisa fazer para não ter o benefício CANCELADO
AUXÍLIO BRASIL: listamos TUDO que você precisa fazer para não ter o benefício CANCELADO (Imagem: FDR)

Uma nova rodada de pagamentos pelo Auxílio Brasil será iniciada no próximo dia 19. A previsão é de que aproximadamente 20 milhões de famílias sejam contempladas. No entanto, é válido enfatizar que os segurados de agosto não estão garantidos na folha de repasses de setembro.

Isso acontece porque, mensalmente o Ministério da Cidadania faz uma triagem para verificar quem está ou não dentro das regras de concessão. Outro ponto que também resulta no cancelamento do abono é a falta de atualização dos dados no cadúnico.

Ministério da Cidadania CANCELA o AUXÍLIO BRASIL desses beneficiários

Dicas para se manter como beneficiário no Auxílio Brasil

A primeira coisa que o titular do cadastro deve fazer é revisar os seus dados registrados no CadÚnico. Esse procedimento é simples e pode ser feito online através do próprio aplicativo (clique aqui para um tutorial de uso).

Ao se conectar com o seu login e senha, vá na aba de perfil e confirme se todas as informações lá registradas estão de acordo com a sua atual realidade. Dados como número de telefone e endereço residencial, por exemplo, quando desatualizados podem resultar no cancelamento do cadastro.

Estando com o CadÚnico em dia, fique atento aos informes educacionais, sociais e financeiros seus e dos seus familiares. Para as crianças, por exemplo, é importante se ater ao comprovante de matrícula nas escolas públicas e também ao número de faltas que precisa de inferior a 75% do total do curso.

Mulheres gestantes e crianças recém nascidas devem também estar com os dados atualizados no SUS, incluindo a vacinação e exames de pré-natal todos em dia. Por fim, certifique-se de que não há nenhuma renda fixa registrada em seu nome, essa etapa pode ser feita através de uma simples consulta no portal da Receita Federal (veja aqui).

Calendário do Auxílio Brasil em setembro

  • 19 de setembro – NIS final 1;
  • 20 de setembro – NIS Final 2;
  • 21 de setembro – NIS final 3;
  • 22 de setembro – NIS final 4;
  • 23 de setembro – NIS final 5;
  • 26 de setembro – NIS final 6;
  • 27 de setembro – NIS final 7;
  • 28 de setembro – NIS final 8;
  • 29 de setembro – NIS final 9;
  • 30 de setembro – NIS final 0.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.