A entrega dos cartões do auxílio emergencial no valor de R $3 mil reais pagos pela prefeitura do rio começou a ser feita. Serão beneficiadas as famílias que foram atingidas com as fortes chuvas nas últimas semanas. A ideia é que o valor seja empregado para compra de materiais de construção para as casas afetadas.
No sábado (14) foi entregue a primeira remessa, atingida, segundo informações do governo do estado, pouco mais de mil famílias que receberam os cartões do auxílio emergencial carregados com o valor de R $3 mil reais.
O governo do Estado do Rio de Janeiro publicou, na terça-feira (03), o decreto regulamentando mais um auxílio para as chuvas no estado. O programa está sendo conhecido como “Cartão Recomeçar”, que consiste em uma parcela única de R $3 mil reais , destinada a aqueles de baixa renda que foram atingidos por desastres naturais.
Enchentes, deslizamentos, desabamentos e incêndios são acobertados pelo programa. O benefício tem como objetivo cobrir despesas com mobiliário essencial, eletrodomésticos e materiais de construção. Cerca de 20 mil famílias podem ser beneficiadas, segundo informações do poder executivo do estado.
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos ficou responsável em oferecer na forma de cartão débito às famílias beneficiadas o valor de R$ 3 mil. O cartão será emitido pelo Banco do Brasil.
Com ele, será possível a compra dos itens em lojas específicas. No entanto, a família beneficiada deverá ficar atenta, isso porque a validade do cartão é de 72 horas após a entrega. Para ter direito, é necessário que a família esteja inscrita no Cadastro Único (CadÚnico) ou tenha atualizado os dados. Não será possível retirar o dinheiro em espécie.
E como isso tudo chega aos atingidos?
As famílias acobertadas receberão o auxílio mediante a decretação, por parte dos municípios, dos estados calamidade e/ou emergência e posterior homologação do Governo do Estado.
As cidades deverão firmar um termo de cooperação para que o cadastramento das famílias e os dados das beneficiárias do Cartão Recomeçar sejam gerados pelos municípios afetados.
Ao Governo do Estado, caberá o pagamento dos benefícios. O total de beneficiários deverá chegar a 20 mil famílias. Movimentando a economia e dando cobertura às pessoas afetadas por catástrofes naturais e sazonais.