Verdade ou mentira? Bolsonaro afirma que ECONOMIA brasileira está acima DESSES países

Dando início a semana de entrevistas com os candidatos à presidência da República, no dia 21 de agosto o Jornal Nacional entrevistou o presidente Jair Bolsonaro (PL). Durante sua participação no principal telejornal da TV Globo, o chefe da União fez diversos pronunciamentos, entre eles o de que a economia brasileira tem “números fantásticos ao comparar com o resto do mundo“.

Verdade ou mentira? Bolsonaro afirma que ECONOMIA brasileira está acima DESSES países
Verdade ou mentira? Bolsonaro afirma que ECONOMIA brasileira está acima DESSES países (Imagem: FDR)

Durante a entrevista que concedeu para William Bonner e Renata Vasconcelos, o presidente Bolsonaro afirmou que o Brasil pode ser o único país que vai ter deflação. Isto é, queda de preços ao comparar os resultados entre um mês e outro, o que aconteceu em julho e voltou a acontecer neste mês de agosto.

Se você pegar os dados de hoje, você vê o Brasil como talvez o único país do mundo com uma deflação, um país onde vai ter uma inflação menor do que, por exemplo, Inglaterra, menor do que Estados Unidos“, disse o candidato à reeleição.

Para se ter uma ideia do cenário atual, a deflação de julho foi de 0,68% ao comparar o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) do mês anterior, medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Na quarta-feira (24), foi divulgado o resultado para agosto, com uma nova deflação, dessa vez de 0,73%.

As explicações para a queda do mês de julho foram a fixação de um teto de cobrança do imposto estadual ICMS sobre combustíveis e energia elétrica. Para este mês, a diminuição do IPCA também está ligada a diminuição de preços dos combustíveis, principalmente a gasolina.

Informação de Bolsonaro sobre economia está correta?

De acordo com dados levantados no início de agosto pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), hoje o Brasil tem a 4° maior taxa de inflação entre os países que compõem o G20. Perdendo para a Turquia que tem um acumulado de 79,6% em 12 meses, Argentina com 71% e Rússia com 16,7%.

Ao considerar a inflação geral do G20 nos últimos 12 meses, o Brasil tem uma taxa de 9,25%. Comparando com Estados Unidos, que foi mencionado por Bolsonaro, os dados da OCDE mostra que os norte americanos acumularam inflação de 8,52% em julho, menor que o Brasil.

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile