INSS tenta ZERAR as filas de concessão dos seus benefícios ampliando o atendimento para ESSE grupo

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Defensoria Pública da União (DPU) se uniram em um acordo na tentativa de zerar as filas de concessão dos benefícios previdenciários e assistenciais. A ação terá como prioridade os segurados que compõem a linha de extrema vulnerabilidade social e que são analfabetos digitais. 

INSS tenta ZERAR as filas de concessão dos seus benefícios ampliando o atendimento para ESSE grupo
INSS tenta ZERAR as filas de concessão dos seus benefícios ampliando o atendimento para ESSE grupo. (Imagem: FDR)

Entretanto, é importante explicar que o INSS não irá zerar as filas de concessão dos benefícios de imediato. Antes, será preciso reservar um tempo para cadastros e preparação das unidades da DPU, onde os atendimentos serão realizados. Somente então a iniciativa poderá ser efetivada e atender à população que espera há meses por uma resposta da autarquia.

“A assinatura do acordo é um dos primeiros passos em direção ao objetivo”, declarou a DPU. 

O trabalho conjunto com o objetivo de zerar as filas de espera do INSS será realizado por etapas. A primeira delas consiste na possibilidade de a DPU realizar atendimentos administrativos voltados a pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social. Este público pode estar nessa situação por exclusão digital ou por ter um acesso limitado às informações. 

A segunda etapa visa amenizar a judicialização dos casos, enquanto a terceira tem foco na ação da DPU em auxiliar o INSS na identificação de benefícios encerrados sem notificar o segurado do Benefício de Prestação Continuada (BPC). 

“Tanto a DPU quanto o INSS entenderam que o melhor caminho para a resolução de litígios não é via judicial, mas sim extrajudicial. Vamos criar um fluxo de comunicação para que, ao invés de o defensor público ajuizar uma ação coletiva e encaminhar para o Poder Judiciário, ele encaminhe para o INSS”, explicou o defensor público-geral federal (DPGF), Daniel Macedo. 

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Parceria entre INSS e DPU tenta evitar ações judiciais 

A parceria entre o INSS e a DPU também tem o intuito de evitar o ajuizamento de ações judiciais, seja a caráter individual ou coletivo, tendo em vista que a fila de espera por uma resposta deste tipo de processo também pode demorar anos

Desta forma, ambas as instituições preveem a criação de um fluxo institucional de comunicação com foco em resoluções extrajudiciais coletivas

Além do que, os defensores públicos federais terão autonomia para solicitar a reabertura dos processos de benefícios assistenciais indeferidos administrativamente pelo não cumprimento dos critérios de elegibilidade. Mas para isso, é essencial comprovar o cometimento de um equívoco no envio da comunicação. 

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
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