O Jornal Nacional, telejornal do horário nobre transmitido pela TV Globo, deu início a série de entrevistas com os candidatos à presidência da República. Por ordem de sorteio, o primeiro entrevistado foi o atual chefe da União, presidente Jair Bolsonaro (PL). Sua participação renderam diversas reações do povo brasileiro, agora fica a dúvida sobre o que era verdade ou mentira no discurso.
O presidente Jair Bolsonaro busca a reeleição do seu mandato. Esta é a primeira vez que ele alçou a cadeira de presidente da República, depois de ter sido deputado federal entre os anos de 1991 e 2018. Na noite de segunda-feira (22) o candidato cumpriu agenda política e participou da entrevista no Jornal Nacional, da TV Globo, apresentado por William Bonner e Renata Vasconcelos.
Bolsonaro diz que não xingou ministros – mas isto é MENTIRA
Ao jornalista William Bonner, Bolsonaro disse que: “Você não está falando a verdade quando diz ‘xingar ministro’. Isso é um fake news da sua parte.”
No entanto, em julho de 2021 ele ofendeu o ministro Luis Roberto Barroso. “Só um idiota para fazer isso aí. É um imbecil. Não pode um homem querer decidir o futuro do Brasil na fraude.”
No mês seguinte chamou o mesmo ministro de “filho da puta”. Em setembro do mesmo ano, Alexandre de Moraes foi chamado de “canalha” pelo presidente. “Sai, Alexandre de Moraes, deixe de ser canalha, deixe de oprimir o povo brasileiro.”
Oxigênio chegou em 48h após crise em Manaus – isto é MENTIRA
O presidente declarou que “Em menos de 48 horas cilindros [de oxigênio] começaram a chegar em Manaus.” No entanto, durante a crise de falta de cilindros de oxigênio em janeiro de 2021, os insumos chegaram quase uma semana depois do Ministério da Saúde ter sido notificado sobre a falta deles.
Não há corrupção neste governo – MENTIRA
Embora Bolsonaro defenda que no seu mandato não exista corrupção, diversos casos foram noticiados. Em 2021, o então ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, foi acusado de participar de um grupo de exportação ilegal de madeira. No mesmo ano, Roberto Dias que ocupava a posição de ministro da Saúde, foi acusado de pedir propina na compra de doses da vacina contra Covid-19.
A mais recente aconteceu em 2022, quando Milton Ribeiro, ex-ministro da Educação, é investigado por corrupção passiva, prevaricação, advocacia administrativa e tráfico de influência.
Brasil é o 7° país mais digitalizado do mundo – isto é VERDADE
De acordo com um relatório produzido pelo Banco Mundial, o Brasil ocupa a sétima posição no ranking de países com melhor digitalização de sistemas do governo. A plataforma gov.br, que reúne uma série de serviços, foi bem avaliada durante esta pesquisa.