Atualmente, o euro está sofrendo pressão pela crise energética. Com isso, a Europa corre sério risco de passar por uma forte recessão. Diante disso, a moeda europeia está sentindo o reflexo em sua valorização no mercado financeiro.
Em 20 anos, essa é a primeira vez que o euro fica abaixo do dólar. A moeda perdeu 0,96% e teve valor abaixo de US$ 1, a US$ 0,9941. A última menor cotação aconteceu em 2002, quando a moeda europeia entrou em circulação.
No mês passado, o euro chegou a valer o mesmo que o dólar. O ocorrido também foi uma marca inédita, desde sua criação. Com isso, o dólar eleva o preço das importações, principalmente de matérias-primas que são cotadas na moeda.
Assim, acentua a inflação que já se encontra muita alta para os consumidores e as empresas. Piorando essa situação, a Europa enfrenta uma chantagem energética, por parte da Rússia.
Chantagem energética
O país, grande exportador de gás, informou que as entregas do produto serão interrompidas para uma manutenção. Assim, o gasoduto ficará sem produção entre 31 de agosto a 2 de setembro.
Esse cenário leva a Europa a uma possível escassez do produto. Com isso, o preço do gás europeu voltou a disparar e atingiu 295 por megawatt hora (MWh). Esse valor foi registrado na última segunda-feira (22).
O valor chegou próximo aos alcançados nos primeiros dias da invasão da Ucrânia pela Rússia. Os analistas afirmam que a semana será preocupante para a moeda, já que há uma previsão de maus indicadores do PMI.
Por enquanto, a moeda americana é menos afetada pela guerra na Ucrânia. Por esse motivo, continua com bons resultados. A mesma sofreu um ligeiro enfraquecimento no mês passado.
Sobre o euro
Durante 10 anos, o euro foi elaborado e analisado para ser lançado no dia 1º de janeiro de 1999. Porém, a mesma foi utilizada nos primeiros três anos apenas como uma moeda invisível. Assim, apenas para efeitos contabilísticos e para pagamentos eletrônicos.
Em 1º de janeiro de 2002, o euro entrou em circulação em 12 países da União Europeia (UE). Atualmente, 19 países dos 27 que compõem a UE a utilizam. Essa foi a maior mudança de moeda desde então no mundo inteiro.