Euro e Dólar ficam ’empatados’; fato não acontecia há 20 anos

Nesta terça-feira (12), euro e dólar alcançaram paridade pela primeira vez. Ou seja, as duas moedas tiveram o mesmo valor. Desde o começo do ano, a moeda europeia registra uma queda próxima a 12%. A queda recente acontece em meio à crise de fornecimento de energia e preocupações de recessão na Europa.

Euro e Dólar ficam 'empatados'; fato não acontecia há 20 anos
Euro e Dólar ficam ’empatados’; fato não acontecia há 20 anos (Imagem: Montagem/FDR)

O euro não registrava o mesmo valor do dólar desde 2002, quando foi criada a moeda única da Europa. A moeda norte-americana, vista como um valor de refúgio pelos investidores, vem se valorizando recentemente.

Por um lado, o euro registra queda mais forte por conta de temores de que uma crise energética leve a Europa à recessão. Já por outro, o dólar vem aumentando pelas estimativas de que o Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) subirá os juros em velocidade acima do previsto.

Antes da guerra na Ucrânia, a União Europeia recebia aproximadamente 40% de seu gás por gasodutos da Rússia. Em meio ao conflito recente, a UE vem buscando diminuir sua dependência do gás e petróleo russos.

Ao mesmo passo, a Rússia reduziu o fornecimento de gás para algumas nações europeias. Recentemente, o país comandado por Vladimir Putin ainda cortou, para a Alemanha, o fluxo no gasoduto Nord Stream em 60%.

Agora, o grupo russo Gazprom começou uma manutenção do Nord Stream. As obras, que começaram nesta segunda-feira (11), estão previstas para durar 10 dias. As nações da Europa aguardam se a Rússia restabelecerá o fornecimento depois dessa manutenção.

 Euro versus dólar

De forma prática, o que estabelece o valor de uma moeda é a oferta e demanda. A quantidade maior de dólar no mercado puxa para baixo o valor do câmbio norte-americano.

Ao UOL, o sócio da iHUB Investimentos, Daniel Abrahão, explica que os Estados Unidos possuem um grande número de moeda no mercado — o que eleva sua liquidez e deixa a moeda mais barata.

Como o dólar se trata de uma moeda utilizada como padrão em contratos internacionais, passa a ter mais oferta no mercado em relação ao euro. Além disso, a moeda americana é utilizada como reserva internacional em bancos centrais pelo mundo.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.