A campanha eleitoral para as eleições 2022 foi oficialmente aberta em 15 de agosto. Desde então os candidatos já começaram a cumprir agenda política, com passeatas, comícios, e formas de propagar suas propostas a fim de ganhar votos. Pensando nisso, nesta semana o Jornal Nacional, importante telejornal da emissora Globo, vai dar início aos debates com os candidatos à presidência nacional.
Com uma das maiores audiências da televisão brasileira, com recorde de 27,8 pontos de ibope no dia 3 de agosto, o Jornal Nacional começa nesta segunda-feira (22) o calendário de entrevistas com os candidatos à presidência do país. Como existem 12 nomes disputando este mesmo cargo nas eleições 2022, o telejornal selecionou os 4 candidatos que lideram as pesquisas de intenções de votos da Datafolha.
Para dar início a série de entrevistas sabatinada pelo âncora William Bonner e por Renata Vasconcelos, apresentadores do telefone, o presidente Jair Bolsonaro (PL) será o primeiro participante. Em uma entrevista que tem previsão para durar 40 minutos, o atual chefe da União será questionado sobre as suas propostas para o futuro, os momentos marcantes do seu governo, entre outras.
A participação do presidente era dúvida, isso porque ele havia se negado a comparecer nos estúdios Globos e solicitou que a entrevista ocorresse no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). A emissora não concordou e após uma conversa entre as partes Bolsonaro cedeu e vai comparecer nos estúdios do Rio de Janeiro.
Agenda de entrevistas dos candidatos as eleições 2022
Nesta semana o principal compromisso político dos candidatos as eleições 2022 é justamente a entrevista no Jornal Nacional. Em um sorteio realizado pela produção do telejornal, a agenda de entrevistas ficou definida assim:
- Segunda-feira (22/8): Jair Bolsonaro (PL);
- Terça-feira (23/8): Ciro Gomes (PDT);
- Quinta-feira (25/8): Luiz Inácio Lula da Silva (PT);
- Sexta-feira (26/8):Simone Tebet (MDB).
Na quarta-feira (24) não vai haver entrevista por conta do tempo de duração do jornal que é mais curto, já que nesse dia a TV Globo transmite os jogos de semifinal da Copa do Brasil.
O Jornal Nacional começa às 20h30, transmitido na Globo que é um canal aberto, ou seja, sem necessidade de assinatura para assistir ao programa. As expectativas são de que todas as entrevistas rendam boa audiência.
E os debates?
Enquanto isso, o primeiro debate eleitoral também já foi definido. Este é um outro compromisso que faz parte da campanha dos candidatos à presidência do país, e também pode atingir os governadores do estado. Este é um segmento muito aguardado pelo público porque os candidatos se enfrentam presencialmente por meio de perguntas.
No dia 28 de agosto acontece o debate promovido pela Folha, UOL, TV Bandeirantes e TV Cultura, que formaram um pool, e será exibido às 21h. Seis candidatos estarão presentes: Jair Bolsonaro (PL), Lula (PT), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Felipe D’Ávila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil).