Pesquisa DATAFOLHA revela favoritismo de LULA nestas regiões do país. Acompanhe

O favoritismo de Lula é massivo em algumas regiões do país. É o que mostra a nova pesquisa Datafolha divulgada na última quinta-feira, (18). Os dados indicam a liderança do ex-presidente nos três maiores colégios eleitorais do Brasil. 

Pesquisa DATAFOLHA revela favoritismo de LULA nestas regiões do país. Acompanhe
Pesquisa DATAFOLHA revela favoritismo de LULA nestas regiões do país. Acompanhe. (Imagem: FDR)

Apesar do favoritismo de Lula por regiões, a pesquisa Datafolha também registrou a queda de três pontos percentuais em relação à vantagem do petista na apuração nacional. Neste cenário, Lula reúne 47% das intenções de voto, contra 32% contabilizados para o atual presidente, Jair Bolsonaro

A diferença é de 15 pontos percentuais entre cada um dos dois. No mês de julho, o saldo era ainda maior, de 18%. Ao analisar o favoritismo de Lula entre os colégios eleitorais, os destaques ficam por conta dos Estados de São Paulo (SP), Minas Gerais (MG) e Rio de Janeiro (RJ). 

Em São Paulo, a pesquisa Datafolha ouviu 1.806 eleitores, sendo que a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o território paulista reúne 22,16% dos eleitores de todo o país. 

Segundo o levantamento, 44% dos eleitores paulistas apontaram um favoritismo de Lula, enquanto 31% permanecem fiéis a Bolsonaro, registrando uma diferença de 13 pontos percentuais. A vantagem é a mesma apurada em julho, na qual Lula tinha 43% contra 30% das intenções de voto para o atual presidente. 

No segundo maior colégio eleitoral do país, o Estado de Minas Gerais, com 10,41% dos eleitores brasileiros, Lula reúne uma vantagem de 20% sobre Bolsonaro.

Neste cenário, o patamar do petista teve uma oscilação de 48% em julho para 49% em agosto. Em contrapartida, Bolsonaro teve uma variação de 28% para 29%. 

Em território mineiro foram ouvidos 1.204 eleitores. A margem de erro do recorte nacional para o Estado é de três pontos percentuais. No Rio de Janeiro, unidade federativa responsável por 8,2% do eleitorado nacional, a pesquisa ouviu 1.218 eleitores.

No Estado, a margem de erro é de três pontos percentuais. A oscilação passou de 7% na pesquisa anterior para 6% atualmente. A pesquisa Datafolha registrou Lula com 41% das intenções de voto e 35% para Bolsonaro. Em julho, a única diferença foi para Bolsonaro com 34%

Na pesquisa nacional, o Datafolha entrevistou 5.744 pessoas em 281 cidades do país nos dias 16 a 18 de agosto. Na sondagem nacional, a margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Favoritismo de Lula contra os demais candidatos

  • Lula (PT): 45%;
  • Jair Bolsonaro (PL): 34%;
  • Ciro Gomes (PDT): 8%;
  • Simone Tebet (MDB): 2%;
  • Felipe D’Ávila (Novo): 0%;
  • Soraya Thronicke (União Brasil): 0%;
  • José Maria Eymael (DC): 0%;
  • Vera Lúcia (PSTU): 0%;
  • Sofia Manzano (PCB): 0%;
  • Leonardo Péricles (UP): 0%;
  • Pablo Marçal (Pros): 0%;
  • Roberto Jefferson (PTB): 0%;
  • Nenhum: 5%;
  • Branco/nulo: 1%;
  • Não sabe/não respondeu: 2%.

A soma das intenções de voto em D’Avila, Thronicke, Eymael, Vera Lúcia, Manzano, Péricles, Marçal e Jefferson dá 2%. Como Lula tem 45% das intenções de voto e a soma dos outros candidatos dá 46%, o petista pode ganhar no primeiro turno, considerando a margem de erro (ele pode chegar a 47%)

Com a retirada de Janones e a inserção de Thronicke como novo nome do União Brasil, a pesquisa estimulada desta semana não pode ser comparada com a edição anterior, divulgada em 8 de agosto, pois as listas de candidatos são diferentes. Na ocasião, Lula tinha 41%; Bolsonaro, 34%; Ciro, 7%; Tebet, 3%; Janones, 2%; Eymael e Marçal, 1% cada.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.