ELEIÇÕES 2022: período eleitoral é iniciado, acompanhe as PROPOSTAS dos possíveis PRESIDENTES

Pontos-chave
  • São pelo menos 12 candidatos a presidência do país;
  • Quatro nomes ocupam as primeiras posições nas intenções de votos dos eleitores;
  • As eleições acontecerão em outubro, no primeiro e último domingo do mês.

Lula (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB), são os principais nomes para ocupar a cadeira de presidente do país nos próximos quatro anos. As eleições 2022 acontecem no mês de outubro, e mais de 156 milhões de eleitores devem ir às urnas depositar seu voto. Para ter a melhor escolha, o ideal é analisar com cuidados as propostas apresentadas.

ELEIÇÕES 2022: período eleitoral é iniciado, acompanhe as PROPOSTAS dos possíveis PRESIDENTES
ELEIÇÕES 2022: período eleitoral é iniciado, acompanhe as PROPOSTAS dos possíveis PRESIDENTES (Imagem: FDR)

Além do presidente da República, os eleitores deverão escolher um novo governador do estado, e depositar seu voto para deputado estadual e federal, além de senador. O primeiro turno das eleições 2022 está marcado para o dia 2 de outubro, e caso necessário o segundo turno acontece no dia 30 do mesmo mês.

O segundo turno dá aos eleitores a chance de escolher entre dois nomes para presidente e governador, em caso de empate técnico entre os primeiros colocados. Foram registrados pelo menos 12 nomes que deverão concorrer como candidatos à presidência do país. Alguns já conhecidos e outros que chegam como novidade. São eles:

  • Ciro Gomes (PDT) e vice Ana Paula Matos;
  • Felipe D’Avila (Novo) e vice Tiago Mitraud;
  • Jair Bolsonaro (PL) e vice Braga Netto;
  • José Maria Eymael (DC) e vice João Barbosa Bravo;
  • Léo Péricles (UP) e vice Samara Martins;
  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e vice Geraldo Alckmin;
  • Pablo Marçal (PROS) e vice Fátima Pérola Neggra;
  • Roberto Jefferson (PDT) e vice Kelmon da Silva Souza;
  • Simone Tebet (MDB) e vice Mara Gabrilli;
  • Sofia Manzano (PCB) e vice Antônio Alves da Silva Junior;
  • Soraya Thronicke (União) e vice Marcos Cintra;
  • Vera Lúcia Salgado (PSTU) e vice Raquel Tremembé.

De acordo com a mais recente pesquisa de intenções de votos para as eleições 2022 do Ipec, Lula ocupa a primeira posição com 44%, Bolsonaro vem em seguida com 32% das intenções. Enquanto Ciro Gomes está na terceira posição com 6%, e Simone Tebet possuí 4% de preferência.

Propostas políticas de Lula

Oficialmente, a campanha eleitoral foi liberada na terça-feira (16), e Lula aproveitou para dar início aos seus compromissos para as eleições 2022. Em uma visita à fábrica de veículos Volkswagen, em São Bernardo do Campo (SP), o candidato fez algumas promessas.

Entre elas, a correção da tabela do Imposto de Renda em 2023, ao prometer que fará uma reforma progressiva na cobrança deste tributo. Em outra situação, já foi informado que o PT pretende manter o valor de R$ 600 do Auxílio Brasil a partir de 2023, e a possibilidade da troca de nome para Novo Bolsa Família.

Para o setor trabalhista, o plano de governo de Lula pretende criar uma discussão entre governo, trabalhadores e empresários para formular uma nova legislação. Além de contar com a ajuda de sindicatos para mediar as negociações.

Acesse o plano de governo completo por aqui. 

Propostas apresentadas por Bolsonaro para as eleições 2022

No setor trabalhista, já foi divulgado que o ministro da Economia, Paulo Guedes, tem o interesse de lançar uma nova forma de contrato de trabalho que flexibiliza certos direitos dos empregados (como recolhimento do FGTS). O intuito é o de ampliar a formalização daqueles que atuam sem registro.

Bolsonaro também fez promessas parecidas com as de Lula em dois setores. Caso vença as eleições 2022, o atual presidente garantiu que vai fazer a correção da tabela do Imposto de Renda, e que isto só não aconteceu antes por conta das complicações econômicas da pandemia.

Também foi confirmado o pagamento do Auxílio Brasil de R$ 600 para o próximo ano, embora os recursos aprovados pelo presidente prevejam repasses até dezembro de 2022. O atual presidente também incluí em seu plano de governo a liberação do uso de armas “para evitar injusta agressão.”

Acesse o plano de governo completo por aqui.

Promessas já anunciadas por Ciro Gomes

Ao enviar seu plano de governo com nome de Projeto Nacional de Desenvolvimento, o candidato Ciro Gomes frisa seu desejo de investimento em setores como:

  • reforma tributária e fiscal, para financiar políticas públicas que reduzam o desemprego e a informalidade;
  • a taxação de grandes fortunas; a conclusão da reforma da previdência;
  • a negociação de dívidas privadas de famílias e empresas e a regulamentação do trabalho por aplicativos.

Ciro também demonstrou interesse em alterar a política de preços da Petrobras, e de forma gradativa implementar o período integral para a educação dos níveis básicos.

Acesse o plano de governo completo por aqui.

Plano de governo de Simone Tebet

Para tentar vencer as eleições 2022, Simone Tebet apresentou um documento com 48 páginas formalizando seus planos caso seja eleita. Entre as propostas, está a implementação de um sistema permanente de transferência de renda aos mais vulneráveis.

A candidata também demonstrou interesse em recriar dois ministérios, como da Cultura e do Planejamento. Também foi falado sobre a recriação do Fundo Amazônia, em uma “política de tolerância zero” contra o desmatamento ilegal.

Também criou destaque o interesse em criar uma espécie de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para trabalhadores informais, usando recursos vindos do próprio governo.

Acesse o plano de governo completo por aqui.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com