NOVA modalidade do Pix pode decretar o FIM do cartão de crédito

O Pix, criado pelo Banco Central (BC), está fazendo com que os brasileiros mudem a forma de agir com o dinheiro. A ferramenta permite fazer pagamentos e transferências 24h por dia, todos os dias do ano, inclusive fins de semana e feriados. Além disso, novas funções estão sendo desenvolvidas.

NOVA modalidade do Pix pode decretar o FIM do cartão de crédito
NOVA modalidade do Pix pode decretar o FIM do cartão de crédito (Imagem: Montagem / FDR)

O BC deve disponibilizar o Pix Garantido. Com essa modalidade será possível realizar um pagamento agendado, com a garantia do seu pagamento. A garantia ocorrerá independente de ter saldo ou não na conta.

Assim, a instituição bancária, em que o cliente possui conta, se compromete a efetuar o pagamento, mesmo sem saldo. O valor do PIX Garantido poderá ser quitado em parcelas pelo consumidor.

Com essa ferramenta, os usuários poderão agendar os pagamentos recorrentes, como academia e escola. Assim, será um concorrente direto com o cartão de crédito que já disponibiliza essa função. 

Uma das preocupações é em relação à confiabilidade de que as transações recorrentes sejam pagas. Isso porque o recebedor pode não confiar na instituição financeira que garante o pagamento.

Porém, é previsto que o BC realize alguns critérios para as empresas que querem oferecer o PIX Garantido. Assim, será possível passar mais confiabilidade ao recebedor e fazer com que essa modalidade se popularize.

Pix

O pagamento instantâneo está disponível em 734 instituições aprovadas pelo BC. As transferências ou pagamentos são realizados a partir da chave ou QR CODE. As pessoas físicas são isentas de cobrança de tarifas até 30 transações por mês.

Atualmente, o BC disponibiliza o PIX Saque, PIX Troco e o PIX Agendado. Os dois primeiros têm como intuito incentivar a retirada de dinheiro em espécie. Nessas modalidades, o usuário irá ler um QR Code e fazer um Pix da sua conta para a conta do agente que está disponibilizando o serviço.

Esse entregará o dinheiro em espécie. Poderá ser agente de saque: estabelecimento comercial ou correspondente bancário. No caso da modalidade Saque, o dinheiro em espécie corresponde ao valor da transação realizada.

Já no Troco, o valor entregue ao usuário será a diferença entre o valor do total do Pix e o valor da compra realizada. No modelo Agendado o consumidor indica a data que irá realizar o pagamento ou transferência, podendo cancelar a ação.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.