AUXÍLIO BRASIL é RECUSADO para 8 MILHÕES de cidadãos por ESTES MOTIVOS

Desde sua reestruturação, de Bolsa Família, para Auxilio Brasil, o governo Jair Bolsonaro tem redimensionado o programa, que atualmente atua como um dos mais importantes do país no quesito de assistência social.

FDR Responde: Como funciona o consignado do Auxílio Brasil? Quais bancos oferecem?
AUXÍLIO BRASIL é RECUSADO para 8 MILHÕES de cidadãos por ESTES MOTIVOS (Imagem: FDR)

Antes, atendendo a 14,6 milhões de famílias recebendo em média R $190 reais, o Auxílio Brasil passou a contemplar 20,2 milhões de famílias, recebendo R $600 reais. Isso significa um total de 26% da população, a apenas dois meses das eleições.

Após o empobrecimento em grande parte das cidades do país , a expansão do programa se tornou mais do que necessária, muitas famílias viram a queda de suas capacidades de compras, o aumento da população de rua e também a insegurança alimentar. 

O Auxilio Brasil e a desatualização da linha da pobreza

De acordo com a opinião de especialistas, isso se deve às falhas no desenho do Auxílio Brasil, como problemas e dificuldades com o cadastramentos e diversos critérios de acessos desatualizados.

Há menos de 8,3 milhões de pessoas que teriam direito a pedir o benefício se houvesse correção do valor que define onde começa a linha da pobreza, pela inflação desde 2004 quando foi institucionalizada a primeira versão do programa, ainda como Bolsa Família.

As linhas de pobreza, definidas pelo governo com aprovação do Congresso, consideram que a renda mensal das famílias é dividida pelo número de integrantes, incluindo crianças. Sendo estes, os principais critérios para definir quem é pobre ou extremamente pobre e tem direito aos programas sociais de transferência de renda.

 Além disso, o governo aplica alguns  outros filtros de admissão, como, por exemplo, não ser casado com alguém já contemplado. Estes filtros têm reduzido consideravelmente o número de contemplados pelo Auxílio Brasil.

Na reformulação do Bolsa Família como Auxílio Brasil, o relator do projeto de lei, deputado Marcelo Aro (PP-MG), chegou a anunciar correção automática da linha da pobreza pela inflação, mas a medida de correção recuou sem o aval do governo.

No entanto, ainda que sofressem as devidas correções, as linhas da pobreza adotadas pelo governo não são incontestáveis em suas medidas, várias instituições espalhadas pelo Brasil e pelo mundo utilizam outros parâmetros considerados mais atualizados em relação aos adotados pelo programa.