TARIFA SOCIAL irá ISENTAR 75 MIL brasileiros do pagamento da CONTA DE LUZ

A Tarifa Social de Energia Elétrica é uma iniciativa do governo federal que permite a redução de 65% a 100% da conta de luz. O objetivo é que as famílias de baixa renda consigam ter uma diminuição no valor cobrado nesta conta de consumo. Para tanto, são beneficiados aqueles que cumprem com os requisitos necessários. Novos beneficiados são inclusos periodicamente.

TARIFA SOCIAL irá ISENTAR 75 MIL brasileiros do pagamento da CONTA DE LUZ
TARIFA SOCIAL irá ISENTAR 75 MIL brasileiros do pagamento da CONTA DE LUZ (Imagem: Montagem/FDR)

De acordo com a empresa de energia elétrica Light, que atende 31 municípios no estado do Rio de Janeiro, foram cadastrados novos 75 mil beneficiados com a Tarifa Social. A instituição também informou que, ao todo, já são 630 mil atendidos com a redução na conta luz da Light por meio do programa federal.

Desde o último ano a inclusão de novos beneficiados com o programa acontece de forma automática. Isso significa que não é necessário comparecer a um ponto específico para se inscrever no Tarifa Social. A empresa fornecedora de energia elétrica da região deve cruzar informações com a base de dados do governo, o Cadastro Único, e assim selecionar quais os beneficiados.

Segundo a Light, que atende cidades como Barra Mansa, Belford Roxo, Carmo e Duque de Caxias, a inclusão de mais 75 mil novos beneficiados se deu a partir deste cadastramento automático. Além de uma busca ativa que a empresa admitiu fazer, a fim de encontrar famílias que se enquadram nos requisitos.

Quem pode ser beneficiado com a Tarifa Social

O primeiro passo para ter redução de pelo menos 65% na sua conta de energia elétrica é fazer a inscrição no Cadastro Único. Além disso, para ser beneficiado também são considerados outros requisitos como:

  • Ter renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 606);
  • Receber o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC/Loas) do INSS; ou
  • Ser inscrito no CadÚnico com renda familiar mensal de até três salários mínimos (R$ 3.636), que tenha portador de doença ou deficiência, cujo tratamento necessite do uso contínuo de equipamentos ligados à energia.

A Light informa que aqueles que cumprem com os requisitos mas ainda não foram beneficiados com a redução na sua conta de luz, podem entrar em contato com a empresa solicitando a inclusão na Tarifa Social.

Para tanto, será preciso enviar os seguintes documentos por meio da agência virtual, ou enviando uma mensagem no WhatsApp (21) 99981-6059 ou do Disque-Light 0800-021-0196:

  • Número do NIS ou do BPC/Loas;
  • CPF;
  • Documento de identificação oficial com foto;
  • Número da instalação que aparece na conta de energia da Light

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]