Tarifa Social é cancelada para mais de 80 mil brasileiros; entenda os motivos

Segurados da Tarifa Social tem o benefício suspenso. Na última semana, mais de 85 mil baianos tiveram o cadastro cancelado no programa que barateia as contas de luz. Isso implica dizer que terão que financiar o valor integram do consumo de energia. Entenda os motivos, abaixo.

O programa Tarifa Social é destinado a população vulnerável que não tem condições de pagar o valor total da conta de luz. Para ter acesso é preciso se vincular ao cadastro único, no entanto, por falta de atualização dos dados na plataforma há mais de 85 mil beneficiários desligados.

O que faz a minha tarifa social ser cancelada?

De acordo com as informações concedidas pela Neoenergia Coelba, concessionária responsável pelo serviço na Bahia, os beneficiários foram desligados do projeto porque seus dados no CadÚnico estavam desatualizados.

Isso implica dizer que não há o cumprimento de uma das principais regras de concessão do programa. No entanto, a gestão baiana deve abrir um novo período para reajustar a condição desse grupo.

“Sabendo da importância da Tarifa Social às famílias baianas, estamos realizando essa convocação e orientando os nossos clientes sobre como regularizar a sua situação e manter o desconto”, esclareceu a superintendente de Relacionamento com Clientes da Neoenergia Coelba, Cynira Malveira.

Como atualizar os dados no CadÚnico?

  1. Acesse o app ou site. O app está disponível na Play Store e na Apple Store;
  2. Algumas opções aparecerão logo na primeira tela. É preciso clicar em “Atualização cadastral por confirmação”;
  3. O usuário deverá fazer login com o CPF e a senha da conta Gov.br (veja como criar uma conta Gov.br);
  4. Serão mostrados os blocos de Endereço da Família e Composição Familiar. Recomenda-se começar pelo bloco de Endereço da Família e depois passar ao de Composição Familiar. O usuário deverá conferir se todas as informações apresentadas continuam inalteradas;
  5. No bloco de Composição Familiar, o usuário será questionado se houve alteração no número de membros da família. Em seguida, será preciso confirmar se os dados relativos a cada membro continuam os mesmos;
  6. O usuário deverá, então, selecionar a opção em que confirma a veracidade dos dados informados;
  7. Por fim, será preciso clicar no botão “Confirmar dados do Cadastro Único”.

Quem tem direito a Tarifa Social?

  • Clientes residenciais de baixa renda;
  • Famílias inscritas no CadÚnico;
  • Renda familiar mensal per capita inferior a meio salário mínimo;
  • Renda mensal de até três salários mínimos para famílias que tenham em sua composição pessoas com deficiência que necessitem de uso contínuo de aparelhos ligados na energia elétrica.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.