A Caixa Econômica anunciou o lançamento de um programa de atendimento a mulheres. Intitulado de Caixa Pra Elas, a iniciativa consiste na reserva de um espaço em cada agência exclusivo para o público feminino.
Para atendê-las, a Caixa Econômica irá capacitar cerca de oito mil funcionários para que façam um atendimento especializado. O foco desta medida é promover ações de orientação sobre prevenção e acolhimento de mulheres nas seguintes condições:
- Situação de violência;
- Educação financeira para o empreendedorismo;
- Oferta de produtos e serviços bancários para o público feminino.
A nova investida da Caixa Econômica, conta com total apoio e empenho da presidente da instituição, Daniella Marques, que assumiu o cargo no final do mês de junho após a saída de Pedro Guimarães em meio às acusações de assédio sexual. Por esta razão, o foco atual consiste na proteção às mulheres e no empreendedorismo feminino.
Já no início deste mês de agosto, cerca de 100 agências e postos de atendimento da Caixa Econômica para o público feminino já estarão disponíveis. Neles, as mulheres poderão se informar sobre canais de denúncia dos crimes contra a mulher, abrir empresas e adquirir crédito.
Segundo a presidente do banco, cerca de 80% das mulheres são donas da decisão de consumo, enquanto apenas 20% possuem crédito. O mesmo processo de acolhimento está sendo implementado na Caixa para as 35 mil funcionárias que trabalham no banco.
“Eu quero me aprofundar nas questões profissionais e onde estão as barreiras internas para que a gente capacite lideranças, que a gente vocacione o time de mulheres que trabalham na Caixa”, declarou.
Iniciativas da Caixa Econômica se espalham
A Caixa Econômica também decidiu aderir à campanha Agosto Lilás, que aborda a conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A mesma iniciativa foi adotada pelo Banco do Brasil (BB), tanto no que compete à campanha quanto ao acolhimento de mulheres em situação de violência.
O Banco do Brasil possui dois modelos de projetos distintos. O primeiro é o BB para Elas, com foco em questões acerca do empreendedorismo. A segunda medida é a participação do Circuito Agro, iniciativa itinerante da instituição voltada ao público agro.