CAIXA libera nova bolada do FGTS e PIS/PASEP esquecidos; veja se tem direito

Uma bolada em dinheiro tem sido liberada pela Caixa Econômica Federal (CEF) através do FGTS e PIS/PASEP esquecidos. Os benefícios compuseram calendários atuais que vigoraram nos primeiros meses do ano, mas que não receberam atenção integral de todos os trabalhadores.

CAIXA libera nova bolada do FGTS e PIS/PASEP esquecidos; veja se tem direito
CAIXA libera nova bolada do FGTS e PIS/PASEP esquecidos; veja se tem direito. (Imagem: Montagem/FDR)

A bolada do FGT e PIS/PASEP esquecidos correspondem ao saque aniversário e extraordinário, se tratando do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. No que compete ao abono salarial do Programa de Formação Social, a Caixa realiza liberações com perfis distintos. Entenda a seguir!

Critérios do FGTS e PIS/PASEP esquecidos 

Na circunstância do FGTS esquecido, os saques se referem aos valores extraordinários, cujas liberações se iniciaram em abril deste ano. Ao todo, mais de 42 milhões de trabalhadores estão autorizados a fazer o resgate, desde que tenham saldo em conta ativa ou inativa do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. 

Os depósitos já foram feitos pela Caixa Econômica através da conta poupança social digital do Caixa Tem. A conta é criada automaticamente no aplicativo na titularidade do trabalhador. Logo, não é necessário fazer uma solicitação prévia, basta acessar o sistema e resgatar o dinheiro que ficará disponível até o dia 29 de dezembro

Já se tratando do PIS/PASEP esquecido, os valores se concentram, principalmente, no benefício do ano-base 2019. Para acessá-lo será necessário enviar um pedido de reemissão do crédito.

A solicitação deve ser feita em uma unidade regional da Superintendência do Ministério do Trabalho, ou via e-mail por este endereço: [email protected]. As letras “uf” devem ser substituídas pela sigla do Estado onde o beneficiário reside.

O prazo final de saques do dinheiro esquecido termina no dia 29 de dezembro. Em caso de dúvidas, basta fazer uma consulta pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, no telefone da Central Alô Trabalho pelo número 158

Também existe um saldo do PIS/PASEP esquecido referente a 2020, que consiste no calendário que vigorou no início deste ano. Para acessar os valores, basta entrar em contato com o banco responsável pelos pagamentos.

Lembrando que a Caixa Econômica gerencia o PIS, e o Banco do Brasil administra o PASEP. O primeiro é voltado a funcionários de empresas privadas e o segundo a servidores públicos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.