Em cenário de eleições, FEBRABAN diz que vai assinar IMPORTANTE manifesto

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) afirmou na última quarta-feira (27) que irá assinar um manifesto em defesa da democracia e da justiça. De acordo com o comunicado, o manifesto contará com a participação de várias entidades da sociedade civil e partiu do atual cenário de eleições.

Em cenário de eleições, FEBRABAN diz que vai assinar IMPORTANTE manifesto
Em cenário de eleições, FEBRABAN diz que vai assinar IMPORTANTE manifesto (Imagem: FDR)

Neste ano acontecerá as eleições presidenciais. Porém, o atual presidente e seus apoiadores questionam a segurança do sistema eleitoral brasileiro. Diante disso, há o pedido, por parte destes, de que as eleições de 2022 ocorram por meio de voto impresso.

Esse cenário tem feito diversas entidades se organizarem para defender a democracia e o voto eletrônico. Uma delas é a Febraban que produziu um documento intitulado “Em Defesa da Democracia e da Justiça”

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) participou da elaboração do texto. O documento deve ser publicado no dia 11 de agosto nos principais jornais do país. No mesmo dia, a federação deve participar de um evento na Faculdade de Direito da USP em ato em defesa da democracia.

A Febraban e a Fiesp estão colhendo assinaturas para o documento. Segundo o ex-economista-chefe da entidade, Roberto Luis Troster, “A razão de ser de todas as federações, incluindo a dos bancos, é de se posicionar quanto ao futuro do Brasil e contribuir para a construção dele”.

A Febraban reúne as principais instituições bancárias privadas e públicas do país. O quadro de associados conta com a participação de 119 instituições financeiras das 155 em operação no Brasil. Assim, esse quantitativo representa 98% dos ativos totais e 97% do patrimônio líquido das instituições bancárias.

Eleições 2022 e manifestos 

Além do manifesto “Em Defesa da Democracia e da Justiça”, que conta com Fiesp e Febraban, um outro documento foi publicado por ex-alunos da Faculdade de Direito da USP. O texto intitulado “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito” foi publicado na terça-feira (26).

Esse documento reúne assinaturas de banqueiros, empresários, economistas, juristas e outros representantes da sociedade civil. A “Carta aos brasileiros” já coletou 100 mil assinaturas em menos de 24 horas.

Na carta, os participantes reafirmam a confiança no sistema eleitoral. Ambos os documentos serão lidos em cerimônias no dia 11 de agosto, no largo de São Francisco, onde fica a Faculdade de Direito da USP.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.