Mudança por voto impresso nas eleições 2022 afeta a economia nacional?

O voto impresso tem sido uma das pautas defendidas pelo presidente Jair Bolsonaro. Ele entende que o modelo atual, de voto eletrônico, não é confiável. Diante dessa proposta, entenda como mudança por voto impresso nas eleições 2022 afeta a economia nacional.

Mudança por voto impresso nas eleições 2022 afeta a economia nacional?
Mudança por voto impresso nas eleições 2022 afeta a economia nacional? (Imagem: Fábio Pozzebom/Agência Brasil)

Para esta terça-feira (10), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), decidiu pautar no plenário a proposta de emenda à Constituição (PEC) do voto impresso. Esta iniciativa acontece após a comissão rejeitar o texto.

Na semana passada, a comissão que a analisa o tema rejeitou a proposta. A votação, do parecer favorável à PEC, terminou com 23 votos contrários e 11 votos a favor.

Em seguida, houve a votação de outro relatório que solicitava a rejeição e arquivamento da matéria. Nesta votação, o placar foi de 22 votos a favor e 11 contrários.

Mesmo com esta rejeição na comissão, o regimento prevê que o presidente da Casa direcione o projeto para análise do plenário.

A alteração do sistema eleitoral é uma das bandeiras de Jair Bolsonaro. Ele tem feito acusações de fraudes na urna eletrônica. No entendimento de aliados do presidente, a impressão dos votos permitirá auditar os votos mediante uma recontagem manual.

De qualquer modo, o voto eletrônico já tem sido auditado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por outro lado, o TSE argumenta que o voto impresso causará maiores chances de fraudes — já que os papéis serão manuseados.

Outro argumento levantado é que haverá risco de judicialização das eleições, pois os candidatos que perderem poderão acusar de fraude, e solicitar a recontagem dos votos impressos.

Entenda como mudança por voto impresso nas eleições 2022 afeta a economia nacional

Conforme estimativas feitas pelo STE, a impressão dos votos nas eleições poderão gerar um custo de R$ 2,5 bilhões aos cofres públicos ao longo de dez anos. Ao considerar este modelo, haveria a acoplagem de impressoras às urnas eletrônicas.

Por conta disso, essa mudança causaria uma despesa bilionária do dinheiro público, que poderia ser direcionado para outras medidas.

Ao considerar o rumor, o aumento da tensão em Brasília deve causar influência na bolsa, conforme analisado pelo site Seu Dinheiro na semana passada. Neste sentido, a tensão política entre os poderes pode causar impacto entre os investidores.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.