Rendimento do FGTS perde da inflação; devo aderir ao saque-aniversário?

Pontos-chave
  • O rendimento do FGTS em 2021 rendeu menos que a inflação oficial;
  • Apesar disso, a rentabilidade segue acima da caderneta de poupança;
  • O saque-aniversário pode ser considerado em algumas situações.

Pela primeira vez desde 2016, o rendimento do FGTS (Fundo da Garantia de Tempo de Serviço) em 2021 ficará abaixo da inflação. Em outras palavras, isso significa que o dinheiro depositado no fundo no ano passado perdeu valor de compra.

Rendimento do FGTS perde da inflação; devo aderir ao saque-aniversário?
Rendimento do FGTS perde da inflação; devo aderir ao saque-aniversário? (Imagem: Montagem/FDR)

De acordo com a Caixa Econômica Federal, a previsão de rentabilidade do FGTS no ano passado deve ficar em 5,83%. Este percentual está abaixo da inflação oficial do país, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que encerrou 2021 em 10,06%.

De qualquer forma o rendimento do FGTS no ano passado ainda representou quase o dobro da correção da poupança no período, que foi de 2,99%. A rentabilidade também superou o CDI acumulado no mesmo período, que foi de 4,42%.

Geralmente, os rendimentos do FGTS são divulgados no ano posterior ao ano exercício. Isso por conta da relativa demora na apuração dos resultados.

De modo geral, o Fundo de Garantia rende 3% ao ano mais a Taxa Referencial (TR), acrescida de uma taxa com base na distribuição de lucros. Normalmente, esse rendimento de 3% ao ano mais a TR fica abaixo da inflação. No entanto, após a distribuição dos lucros, essa quantia sobe.

Distribuição de lucros do FGTS

Desde 2016, existe a distribuição de lucros aos trabalhadores que possuem conta no FGTS. Com essa distribuição, existe aumento na rentabilidade do Fundo.

A juros, a Caixa empresta dinheiro do Fundo. Os valores são usados para financiamento de projetos de habitação, infraestrutura e saneamento. Com isso, os lucros são gerados.

Nesta terça-feira (26), a Caixa finalizou o processamento da distribuição de R$ 13,2 bilhões do resultado do ano passado do FGTS. O pagamento foi finalizado pela instituição com mais de 30 dias de antecedência do prazo legal, previsto para até 31 de agosto.

Ao todo, receberam o crédito 106,7 milhões de trabalhadores. Estas pessoas tinham conta de FGTS com saldo em 31 de dezembro de 2021.

Na última sexta-feira (22), o Conselho Curador do FGTS (CCFGTS) aprovou o balanço do FGTS do ano passado. Também foi autorizada a distribuição de 99% do resultado apurado no mesmo exercício, de R$ 13,3 bilhões — para 207,8 milhões de contas do FGTS, ativas e inativas.

Para fazer a consulta da quantia creditada, o trabalhador pode acessar o aplicativo FGTS. O app está disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos das plataformas Android e iOS.

Devo aderir ao saque-aniversário do FGTS?

Em meio aos ganhos cada vez menores ao longo dos anos, existe a dúvida por alguns investidores se valor a pena aderir ao saque-aniversário do FGTS. Esta modalidade possibilita, no mês de aniversário do trabalhador, a retirada de parte do saldo da conta.

Segundo planejadoras financeiras consultadas pelo InfoMoney, a modalidade pode ser interessante em algumas situações: para quem busca obter retornos acima da inflação; já tem uma reserva de emergência; e possui estratégia ou objetivo em mente para os valores.

A planejadora financeira CPF, Fernanda Melo, afirma que, originalmente, o FGTS foi pensado para atender trabalhadores em momentos inesperados — como uma demissão.

Caso o investidor já tenha um dinheiro com maior liquidez para situações de imprevistos, a especialista alega que não faz sentido manter o dinheiro no Fundo. Isso porque o FGTS rende menos do que a inflação, que está em 11,89% nos últimos 12 meses.

Os valores depositados no FGTS no ano passado perderam valor de compra
Os valores depositados no FGTS no ano passado perderam valor de compra
(Imagem: Montagem/FDR)

Nessa situação, existe a opção de procurar investimentos que garantam a manutenção do poder de compra. Exemplos são títulos do Tesouro Direto chamados Tesouro IPCA+, conforme sugestão da planejadora financeira CFP, Myrian Lund. Esta aplicação oferece mais segurança ao investidor.

Mesmo que considere que o saque-aniversário possa fazer sentido em alguns cenários, Myrian ressalta que é necessário cuidado — pois é “temerário” que o trabalhador retire o dinheiro sem um objetivo ou estratégia específica.

Caso o cidadão não tenha conhecimento sobre mercado financeiro, a especialista lembra que essa pessoa pode acabar investindo na poupança, que não é visto como bom investimento.

Os temores da alocadora são direcionados aos que aproveitam o saque-aniversário para gastar ou aplicar em investimentos de renda variável. Esta classe possui alta volatilidade e pode causar mais sustos para um iniciante na área dos investimentos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.