FGTS: consulte o seu EXTRATO para saber os SAQUES DISPONÍVEIS

Com valores disponíveis para saque em contas do FGTS, o trabalhador pode realizar a consulta do extrato para seu  saber se pode realizar a retirada. Os depósitos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço são feitos em conta vinculada ao nome do trabalhador e funcionam como um recurso de poupança.

publicidade
LUCRO DO FGTS começa a ser pago em AGOSTO; veja o valor e quem recebe
FGTS: consulte o seu EXTRATO para saber os SAQUES DISPONÍVEIS. (Imagem: FDR)

Os saques do FGTS possuem diferentes modalidades, sendo a mais comum a ser adotada pelo trabalhador, o saque de rescisão, quando o trabalhador é demitido sem justa causa.

Em junho, foi lançada pelo governo federal a modalidade do Saque-Extraordinário que garante ao brasileiro que possui dinheiro em conta, a possibilidade de sacar até R$ 1 mil de contas do FGTS. O prazo para o saque vai até 15 de dezembro.

publicidade

Como realizar a consulta do saldo do FGTS?

Os valores do FGTS são depositados de maneira automática em conta na poupança digital. A movimentação das quantias pode ser realizada por meio do aplicativo Caixa Tem.

Antes de utilizar o recurso, é importante que o trabalhador consulte seu saldo. O que acontece é que muitos brasileiros possuem dúvidas quanto a como ter acesso às informações sobre seu saldo do FGTS. 

Para realizar a consulta,  é preciso que o extrato do fundo seja acessado por meio do aplicativo Meu FGTS. No app, o extrato deve revelar ao trabalhador informações referentes às datas de pagamentos, valores e detalhes dos lançamentos de até seis meses antes.

Confira o passo a passo da consulta do extrato de contas do FGTS:

  1. Informe o CPF e a senha no aplicativo;
  2. Confira as informações sobre o FGTS disponível na tela;
  3. Clique em “Saldo Total do FGTS”; 
  4. Selecione “Acessar Meu FGTS“;
  5. Toque em “Ver extrato”;
  6. Para emitir o extrato e baixar, basta clicar em “Gerar extrato PDF”.

FGTS: saiba se você tem direito ao fundo

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é um recurso que garante saldo ao trabalhador promovendo uma maior segurança financeira. A poupança é garantida para trabalhadores com carteira assinada, jovens aprendizes e empregados domésticos. 

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Cada uma das categorias citadas possuem suas próprias normas e requisitos. Para o trabalhador com carteira assinada, são repassados para o fundo, cerca de 8% do salário, enquanto os jovens aprendizes tem 2% do salário destinado ao FGTS e os empregados domésticos 11,2%.

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Hannah Aragão
Hannah Aragão é graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuou em diversas áreas da comunicação, passando por assessoria, endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente, se dedica ao jornalismo online na produção de matérias para o portal FDR.