Esta cidade irá promover feirão para vagas do programa Jovem Aprendiz; saiba como participar

O Jovem Aprendiz é uma ótima oportunidade para os adolescentes ingressarem no mercado de trabalho. Diante disso, algumas cidades oferecem feirões com diversas vagas do programa. Veja neste post a chance de conseguir o primeiro emprego.

Esta cidade irá promover feirão para vagas do programa Jovem Aprendiz; saiba como participar
Esta cidade irá promover feirão para vagas do programa Jovem Aprendiz; saiba como participar
(Foto: Montagem FDR)

A cidade de Maringá, localizada ao norte do Paraná, irá realizar um feirão de vagas de trabalho para o programa Jovem Aprendiz. O evento contará com oportunidades para jovens e adolescentes.

O feirão do programa Jovem Aprendiz de Maringá acontecerá nesta segunda-feira (11). De acordo com a organização do evento, serão disponibilizadas 60 vagas para a região. A maior parte das vagas de trabalho disponibilizadas para Maringá são para o setor de auxiliar de produção.

As inscrições para o feirão acontecerá na sede da Gerar, localizada na Avenida Carneiro Leão, 294. A organização social será responsável por encaminhar as inscrições. O atendimento será feito das 9h às 15h.

Requisitos para o Jovem Aprendiz

A área busca trabalhadores entre 18 a 22 anos que irão atuar nas empresas participantes enfrentando uma carga horária que pode variar entre quatro e seis horas diárias. Além disso, os aprendizes terão a oportunidade de fazer um curso gratuito para aperfeiçoamento

As aulas do curso profissionalizante acontecerá uma vez por semana. A remuneração recebida, assim como a carga horária, varia entre R$ 789 e R$ 1,2 mil. As empresas participantes oferecem benefícios trabalhistas, como o vale-transporte, 13° salário e férias.

Além de atender a idade exigida e ter a disponibilidade de horário, é necessário possuir documentos oficiais de identificação e a Carteira de Trabalho. Aqueles que não cumprirem os requisitos serão desclassificados automaticamente.

Lei do Aprendiz

A Lei do Aprendiz, também é conhecida como Menor Aprendiz, Aprendiz Legal ou Jovem Aprendiz. Essa foi aprovada em 2000 e regulamentada em 2005. De acordo com a regra, toda empresa de grande ou médio porte deve destinar entre 5% a 15% de vagas para os aprendizes.

Os aprendizes são jovens entre 14 a 24 anos. Esses devem estar cursando ou ter concluído o ensino médio ou fundamental, de acordo com a idade, em uma escola pública. O intuito foi acabar com o trabalho infantil e ajudar na frequência escolar, assim, diminuindo na evasão tão frequente entre os adolescentes.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.