FGTS por calamidade começa a ser pago em alguns municípios; veja como receber

Está disponível a solicitação do saque do FGTS por calamidade em alguns municípios brasileiros. O cidadão que reside em local onde foi decretado estado de calamidade pública, devido a desastres naturais, ganha direito de receber parte do seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. 

FGTS por calamidade começa a ser pago em alguns municípios; veja como receber
FGTS por calamidade começa a ser pago em alguns municípios; veja como receber (Imagem: FDR)

O saque do FGTS por calamidade é um benefício liberado pela Caixa Econômica Federal. No entanto, para ter acesso ao recebimento de no máximo R$ 6.200 o cidadão precisa ter saldo disponível no fundo de garantia. O objetivo é que a quantia seja usada para dar assistência ao trabalhador.

Isso porque, a liberação é feita quando o município passou por algum desastre natural. Por exemplo, enchentes, deslizamentos, fortes chuvas, e outros, cujo motivo veio de alguma força da natureza.

Para ajudar as famílias que por ventura estão desabrigadas, ou perderam parte dos seus bens, o governo libera o saque do FGTS por calamidade. O decreto de calamidade pode ser feito pela prefeitura municipal, governo do estado ou governo federal.

Municípios que podem liberar o saque do FGTS

O site da Caixa Econômica atualiza semanalmente a lista de cidades que decretaram calamidade pública, e por isso terão permissão para o saque do FGTS.

Atualmente, o pedido pelo benefício pode ser feito em:

Como solicitar o FGTS por calamidade

O trabalhador que reside em um dos municípios citados, que foi atingido pelo desastre natural e possuí saldo em conta, pode solicitar o FGTS por calamidade.

A regra diz que o pedido deve ser feito com um espaço de pelo menos doze meses (1 ano) entre os saques. O requerimento acontece de forma virtual, como indica o passo a passo:

A Caixa tem o prazo de cinco dias úteis para liberar o valor na conta, caso o cidadão cumpra com os requisitos.

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile